Pescador tailandês encontrou pérola rara e acabou preso
Crédito: Reprodução

Pescador tailandês encontrou pérola rara e acabou preso

Se a família tivesse sido mais discreta ao negociar a joia, talvez estivesse milionária agora

Publicidade

Hatchai Niyomdecha é um pescador tailandês de 37 anos que trabalha com a família. No dia 27 de janeiro, Hatchai fez uma descoberta que poderia mudar sua vida completamente. O que ele não esperava é que essa mudança seria para pior.

De acordo com a imprensa local, o pescador estava trabalhando com a família em uma praia na Tailândia, catando conchas de ostras, como sempre faziam. Ele então avistou uma boia chegando à costa com várias conchas presas. Ao abrir as conchas, veio a surpresa: uma delas continha uma pérola rara e muito valiosa no seu interior.

Crédito: Reprodução

Ao descobrir a gema, Hatchai a levou para o pai, e eles passaram a procurar compradores, pois sabiam que o valor por aquela joia poderia lhes trazer muita riqueza. De fato, um comprador da China chegou a oferecer US$ 340 mil, aproximadamente R$ 1,8 milhão. Outros três compradores também abordaram a família fazendo ofertas tentadoras.

“Quero vender a pérola pelo preço mais alto. O dinheiro não mudará apenas minha vida, mudará meu destino. Minha família inteira terá uma vida melhor”, afirmou o pescador, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

Publicidade

O achado de Hatchai logo ganhou espaço na mídia local, e foi assim que essa história tomou outro rumo. Ao ver as imagens do homem na televisão, a polícia de Nakhon Sri Thammarat emitiu um mandado de busca e apreensão, e outro de prisão para Hatchai, e nada tinha a ver com a pérola.

Segundo o chefe da polícia local, Hatchai estava no radar da polícia depois que 16 mil comprimidos de metanfetamina foram encontrados perto da sua propriedade. Quando as autoridades chegaram na residência do pescador, encontraram dois lotes de equipamentos para a produção de drogas, além de uma quantidade não especificada de metanfetamina. Hatchai foi algemado e levado preso.

Ele tentou negar as acusações, mas a polícia disse ter provas sobre o crime e ele foi acusado de conspiração e porte de drogas de classe 1. Ainda não se sabe como ficou a negociação sobre a venda da pérola e nem com quem ela ficou após a prisão do pescador.

Que pérola tão valiosa é essa?

O tipo da gema encontrada pelo pescador é chamado de pérola de Melo. Elas são formadas por caracóis marinhos da espécie Volutiae, conhecidos como Melo Melo. É uma pérola grande e pesada, além de muito bonita.

Publicidade

A forma com que essas pérolas são produzidas é natural, pois são o resultado do tratamento de saúde que o caracol faz em si próprio. Quando uma infecção atinge sua concha, o animal produz secreções para diminuir o desconforto. Ao longo de anos, as camadas de secreções formam a pérola de Melo.

Essas joias são encontradas apenas no Mar da China Meridional, em águas rasas na costa do Vietnã, Tailândia e Mianmar. De fato, essa pérola poderia ter mudado a vida da família de pescadores para sempre.

PODE GOSTAR TAMBÉM