Os pés são fundamentais para que você possa realizar suas atividades diárias, então ter pés bonitos e saudáveis é importante para o bem-estar como um todo. Veja dicas de como deixá-los ainda melhores!
Dicas para ter pés bonitos e saudáveis
Mais do que uma questão estética, cuidar dos seus pés corretamente é assegurar mais qualidade de vida.
1. Hidrate com pasta de dente
A pele ressecada e rachada é um dos fatores para que algumas pessoas se sintam desconfortáveis em deixar à vista essa parte dos membros inferiores, além de doer e incomodar bastante. Para melhorar, faça a seguinte receita.
Ingredientes
Glicerina: 200 ml;
Óleo de amêndoas doces: 100 ml;
Creme dental branco: 180 ml.
Modo de preparar
- Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem até que se forme uma pasta homogênea;
- Antes de dormir, passe a mistura e cubra-os com uma meia.
Os resultados já poderão ser vistos na manhã seguinte. Faça isso todos os dias até sentir uma melhora mais profunda.
2. Experimente usar Vick Vaporub
O cansaço bate mais forte à noite e não dá vontade de fazer nada elaborado para hidratar a região? Então teste passar o Vick.
Depois do banho, antes de dormir, passe uma generosa camada da pomada e cubra com meias. Tire somente no dia seguinte.
3. Retire as células mortas com café
Faça semanalmente uma esfoliação, para que se elimine as células mortas e facilite a absorção do creme hidratante.
Para isso, use borra de café ainda morna, esfregando até que o pó comece a soltar uma certa oleosidade, que é o momento de parar e lavar. Hidrate normalmente em seguida.
4. Esfolie com açúcar e bicarbonato
Se preferir, você pode fazer uma mistura de 1 colher de chá de açúcar cristal, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e duas de óleo de coco.
Aplique massageando bem e deixe agir por 2 minutos. Lave e hidrate normalmente.
5. Cuide das unhas encravadas
Quem sofre com unhas encravadas sabe o quanto é chato ter um dedo inflamado. Para evitar que isso aconteça, não mexa nos cantinhos.
Se o dedo estiver doendo, vá a um dermatologista ou a um podólogo que ele irá retirar a parte problemática da forma correta, sem deixar resíduos que inflamam.
6. Corte as unhas
Mantenha as unhas sempre curtinhas e retas, não somente por higiene, mas também pelo conforto e segurança.
Unhas muito compridas podem acumular sujidades e germes nocivos, além de incomodar dentro do sapato e aumentar os riscos de uma unha partida, em caso de acidente – como a quina da parede.
7. Repense o uso do salto alto
Salto alto tem seu espaço no guarda-roupas, mas pode ser bastante prejudicial não somente para a sua coluna, mas também para seus pés.
O uso constante de salto faz com que a pressão e peso do corpo se concentrem em um único ponto, podendo gerar calos bastante doloridos.
8. Evite sapatos apertados
Usar sapatos apertados pode causar lesões, além de prender a circulação sanguínea. O ideal é utilizar sapatos confortáveis, que não apertem em nenhum ponto específico, evitando a formação de bolhas e calosidades.
9. Não abafe o pé
O pé precisa transpirar durante o dia. O acúmulo de suor estimula o desenvolvimento de bactérias e fungos, dando origem a micoses e ao chulé.
10. Faça um escalda-pés
Nada melhor ao final do dia do que um delicioso escalda-pés, que pode ser feito com óleos essenciais e um bom momento para esfoliá-los.
Faça ao menos uma vez por semana, com óleo de lavanda ou melaleuca ou de acordo com o vídeo: