As pessoas que fazem questão de manter o corpo em boa forma e saudável sabem que isso só é possível com esforço e bons hábitos. Para começar, um bom plano alimentar prescrito por um nutricionista deve ser seguido, de forma flexível, a fim de aprender a escolher alimentos que melhoram a saúde ao invés de dificultar o funcionamento do organismo. Depois, para ter pernas torneadas, glúteos firmes e abdômen trincado, é necessário praticar exercícios. Se no momento o que você deseja é fortalecer as pernas, veja o que precisa fazer.
3 Dicas para ficar com pernas torneadas
Ter pernas torneadas depende de uma combinação de três atitudes básicas que você deve praticar a vida toda. É preciso alimentar-se com qualidade, manter um estilo de vida ativo e praticar exercícios localizados para as pernas.
1. Alimente-se com qualidade
Somente os exercícios para ter pernas torneadas não vão trazer o resultado desejado. Você também precisa ir a um nutricionista para conhecer melhor o seu organismo, suas limitações e receber um plano alimentar condizente com o seu estilo de vida e os seus objetivos. Se quiser começar a trabalhar suas pernas e melhorar sua saúde agora, mas ainda não pode agendar a consulta, procure fazer essas mudanças na sua alimentação, considerando que não tenha nenhum problema de saúde;
- Beba 2 litros de água ao longo do dia;
- Elimine ao máximo os alimentos processados e industrializados com conservantes da sua vida;
- Prefira alimentar-se com comida caseira todos os dias, aprendendo a preparar marmitas congeladas;
- Faça mais refeições por dia (5 ou 6) e coma porções menores em cada uma delas;
- Prepare pratos bem coloridos contendo vegetais, um tipo de carboidrato, um tipo de gordura saudável e um tipo de proteína;
- Coma pelo menos 2 porções de frutas e 2 porções de legumes e verduras todos os dias, em momentos distintos;
- Prefira alimentos integrais ao invés de refinados, seja farinha, açúcar ou sal.
Essas mudanças são essenciais para que o seu corpo aproveite melhor tudo o que você come em benefício da sua saúde, de uma pele mais limpa, de ter pernas torneadas e de sentir-se com disposição diariamente.
2. Mantenha um estilo de vida ativo
Além de melhorar a sua alimentação e escolher uma hora do seu dia para fazer os exercícios que vai ver na próxima dica, também é importante ter um estilo de vida ativo para ter pernas torneadas. Isso quer dizer que você pode, sempre que possível:
- Escolher usar as escadas ao invés do elevador;
- Escolher caminhar ou usar a bicicleta ao invés do carro ou da moto;
- Ter um hobby que o faça sair de casa mais vezes para uma atividade que lhe dê satisfação;
- Caminhar com seu cachorro ao invés de ficar vendo ele correr sozinho no quintal;
- Aceitar convites para passeios que envolvam movimentar o corpo;
- Levantar-se para pegar qualquer coisa, em casa ou no trabalho, ao invés de pedir que alguém alcance tudo para você;
- Evitar usar calças apertadas que dificultem a circulação do sangue e as atividades com movimentos;
- Evitar usar salto alto também por causa da circulação, que além de dificultar o processo de ter pernas torneadas, também aumenta as chances de ter varizes.
3. Faça exercícios para tornear as pernas
Antes de começar, tome os seguintes cuidados:
- Escolha roupas confortáveis;
- Faça um alongamento completo;
- Faça aquecimento;
- Mantenha o corpo hidratado com água;
- Mantenha o ritmo;
- Faça pelo menos algumas aulas com um treinador físico para conhecer as posturas corretas e evitar lesões. Depois pode fazer tudo por conta própria.
Deslocamento lateral
Comece com os dois pés juntos e depois dê um grande passo para a esquerda. Incline os joelhos a fim de que você consiga agachar, mantendo os joelhos flexionados e alinhados. Agora, volte ao ponto inicial. Não esqueça de repetir a ação com outra perna.
Recuo
Inicie o exercício com dois pés paralelos. Agora dê um passo para trás, dobrando ambos joelhos em 90 graus. Flexione os glúteos e volte à posição inicial. Pratique com a outra perna
Avanço alternado
Esse exercício é a mistura dos dois exercícios anteriores e mais alguns movimentos. Comece com os dois pés juntos. Dê um passo em frente com o pé esquerdo, em seguida dobre os joelhos a 90 graus. Nessa posição, mantenha seus ombros alinhados.
Flexione os glúteos e volte para a posição inicial. Depois dê um passo para a esquerda, agache de modo que os joelhos permaneçam em 90 graus. Volte. Faça o mesmo movimento para trás, flexionando os glúteos. Finalmente, altere as pernas e retome o processo.
Avanço com rotação
Em posição reta e com as mãos juntas, dê um passo para frente com a perna direita e flexione o joelho da perna esquerda. Ao invés de permanecer com o tronco reto para frente, faça uma leve torcida na cintura, girando a parte superior do corpo para a esquerda. Faça com cuidado para não perder o equilíbrio ou machucar a coluna. Repita do outro lado também.
Recuo cruzado
Em posição ereta, dê um passo para trás de modo que as duas pernas se cruzem e flexione os joelhos a 90 graus. Retome a posição inicial. Repita com a outra perna.