A peritonite é uma inflamação do peritônio, que é um tecido que reveste toda a parte interna do abdômen e seus órgãos, formando tipo um saco. A inflamação geralmente surge por causa de uma infecção, ruptura ou inflamação grave de um dos órgãos do abdômen, como em casos de apendicite.
Veja também: Câncer de peritônio: O que é, sintomas, tratamento
Sintomas de peritonite
Quando existe uma inflamação neste tecido que é maior, ocupando quase toda a região interna do abdômen, vai ocorrer uma sensibilidade abdominal. É uma sensação de desconforto com uma leve dor, que surge principalmente quando faz certos movimentos ou pressiona a região.
Além desse desconforto, a pessoa com peritonite pode ter distensão do abdômen, febre, enjoos e vômitos, perda de apetite, diarreia, diminuição da quantidade de urina, sede e parada da eliminação de fezes e gases.
Possíveis causas
Já mencionamos a apendicite como uma das possíveis causas da peritonite, mas há outras.
Inflamação da vesícula: acontece quando uma pedra da vesícula obstrui o canal por onde passa a bile. Se não for tratada, a inflamação pode se estender para outras partes, como o peritônio.
Veja também: Pedra na vesícula: o que comer para melhorar
Pancreatite: é uma inflamação do pâncreas que, se não for tratada adequadamente, pode se tornar grave e provocar complicações, como peritonite.
Lesões na cavidade abdominal: podem ser rupturas, lesões por traumatismos, complicações após cirurgias ou mesmo inflamações que podem liberar conteúdos irritativos à cavidade abdominal e provocar contaminações por bactérias.
Procedimentos médicos: como diálise peritoneal, cirurgias gastrointestinais, colonoscopias ou endoscopias, podem causar peritonite caso ocorram complicações no procedimento.
Íleo paralítico: é uma condição em que o intestino para de funcionar, deixando de haver seus movimentos peristálticos que conduzem as fezes para fora.
Diverticulite: é a inflamação e infecção dos divertículos, que são pequenas pregas ou sacos que surgem nas paredes do intestino.
Tratamentos
Como existem várias possíveis causas para a peritonite, o tratamento vai depender de qual causa for diagnosticada. De qualquer maneira, ao perceber os sintomas é importante ir logo ao médico para fazer exames.
Geralmente o tratamento é feito com antibióticos para tratar a infecção e impedir a propagação das bactérias. Ao mesmo tempo, é indicada a hospitalização onde são administrados analgésicos e anti-inflamatórios, fluidos administrados na veia ou oxigênio.
Se este tratamento não for o suficiente, dependendo do caso, pode ser necessário fazer uma cirurgia para resolução da causa da inflamação.
Veja também: Conheça as 13 doenças mais temidas pelas mulheres