O forno micro-ondas é uma daquelas invenções tecnológicas que veio para facilitar a vida de todo mundo, e seu uso hoje é tão comum que muitos não imaginam mais a sua vida sem esse eletrodoméstico.
A ideia surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando observou-se que as ondas, usadas para detectar a presença de inimigos, aqueciam também o lanche que levavam.
Mas foi em 1947 que o cientista Percy Spencer colocou toda essa ideia em prática e começou a usar o micro-ondas para auxiliar no cozimento dos alimentos.
De lá para cá, o eletrodoméstico evoluiu, se tornou um grande aliado na cozinha, especialmente para aqueles que não dispõem de muito tempo.
Porém, revelações um tanto bombásticas por parte de cientistas e pesquisadores, tem despertado receio por parte de muita gente no uso desse prático eletrodoméstico.
Para esclarecer melhor tudo isso, resolvemos compartilhar com vocês informações importantes sobre esse utensílio usado em todo o mundo que pode, talvez, não ser como muitos pensam, um grande aliado assim.
Verdades sobre o forno micro-ondas
- Micro-ondas não são para serem usadas em alimentos;
- O aparelho possui normalmente 2,45 bilhões de hertz, enquanto que o permitido para não prejudicar a saúde humana é de 10 hertz;
- Com o tempo, o risco de vazamento de radiação pela porta vai aumentando;
- Não se deve ficar próximo ao aparelho em funcionamento;
- Alimentos cozidos no aparelho, perdem até 97% dos nutrientes;
- Prejudica o alimento e sua radiação torna substâncias cozidas em perigosas toxinas.
Danos a longo prazo provocados pelo uso frequente do micro-ondas
1. Distúrbios digestivos;
2. Doenças de estômago e intestino;
3. Formação de células doentes no sangue;
4. Desequilíbrio linfático, levando a uma diminuição da capacidade de impedir o desenvolvimento de certos tipos de doenças;
5. Redução na biodisponibilidade, ou seja, a capacidade que nosso organismo tem de absorver nutrientes dos alimentos;
6. Baixa do sistema imunológico;
7. Catarata;
8. Insônia e fadiga;
9. Obesidade;
10. Problemas neurológicos.
Esses danos podem ser causados pelo uso prolongado do micro-ondas, ou seja, quando usado frequentemente durante muitos anos. Vale a pena lembrar que aquecer a comida no fogão é sempre mais saudável.
Atenção: As dicas do site não substituem uma consulta ao médico.