Se você tem filhos, sabe o quanto é angustiante imaginar que algo ruim possa acontecer a eles. Porém, por mais que o mundo esteja repleto de boas pessoas, existem situações que apresentam riscos. Portanto, é fundamental que você ensine – principalmente para os menores – como se protegerem. Para isso, pode usar essas perguntas e mostrar as respostas corretas.
1. O que você deve fazer se um desconhecido te pedir ajuda?
Você deve sair de perto e procurar sua mãe, pai ou outro adulto que esteja cuidando de você. Nunca fale com pessoas desconhecidas na rua.
2. Se a tomada soltar faísca ou fumaça, o que fazer?
Primeiro de tudo, chame um adulto responsável. Se estiver sozinho em casa, saia imediatamente e peça ajuda a um vizinho ou adulto conhecido.
3. Quando um cachorro estiver muito bravo, latindo para você, como deve agir?
Não corra, não olhe nos olhos. Respire fundo, olhe ao redor e veja para onde pode ir (loja ou algum lugar que tenha cerca) e caminhe até lá, sem correr.
4. Você sabe o que fazer quando sentir cheiro de gás?
Não abra as janelas ou acenda a luz. Avise a um adulto na casa e, se estiver sozinho, saia imediatamente e avise a um vizinho, pedindo para chamar os bombeiros.
5. Se uma outra criança te chama para brincar longe dos seus pais e sem autorização, você deve ir?
Você não deve ir para nenhum lugar com pessoas que não conhece, mesmo que sejam crianças. Nem restaurante, sorveteria ou ainda menos a casa delas.
6. O que fazer quando se perder dos seus pais?
Se estiver em uma loja ou shopping, procure por um segurança ou funcionário da loja (com crachá e uniforme. Se for mulher, melhor). Se estiver em local aberto, procure por um policial ou famílias que tenham crianças também. Nunca uma pessoa sozinha.
7. Pode mexer na caixa de remédios caso esteja sentindo dor?
Nunca mexa na caixa de remédios, mesmo que saiba o que deve tomar. Entre em contato com seus pais ou outros adultos, que irão te ajudar.
8. Quais são as pessoas para as quais você pode abrir a porta de casa?
Não abra a porta para ninguém, nem mesmo amigos da família. As únicas excessões devem ser (diga quais são as pessoas que podem entrar, como vovó ou titia).
São perguntas simples, mas saber como responder a elas na vida real é fundamental. Essa pode ser a diferença entre um “escapar por pouco” e um “eu devia ter conversado mais com ele”.