perguntas mais frequentes ao pediatra
Crédito: Freepik

10 Perguntas mais frequentes no consultório do pediatra

Os pais querem ter a certeza de que estão fazendo o melhor para os seus pequenos, e ninguém melhor do que o médico para garantir isso

Publicidade

Quando a criança é levada ao pediatra, os pais aproveitam esse momento para tirar algumas dúvidas básicas, e isso não é mania só de pais de primeira viagem. Os mais experientes também têm dúvidas, que para os médicos são simples, mas como um filho é sempre diferente do outro, o comportamento e as reações mudam e as dúvidas surgem. Então, mesmo as perguntas mais simples são bem frequentes e necessárias de serem feitas.

1. Qual é a melhor posição para a criança dormir no berço?

Estudos já demonstraram que houve uma redução nos casos de morte súbita em bebês quando foram colocados para dormir de barriga para cima. Além disso, como a criança pode rolar para os lados, devem ser evitados os protetores de berço, a fim de prevenir sufocamento.

2. Qual é a quantidade ideal de leite para dar em cada mamada?

Para essa pergunta não tem uma resposta exata. A criança deve mamar até largar o peito, sinal de que está satisfeita. O que vai determinar se ela está mamando o suficiente são os exames feitos a cada visita ao pediatra, em que ele irá averiguar o peso, a estatura, as funções fisiológicas e sintomas clínicos no bebê.

3. Quais são os melhores alimentos para fazer a introdução alimentar?

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes quando a criança está na fase de começar com os alimentos sólidos, mesmo se for continuar mamando. Essa fase costuma ser pelo 6º mês de vida, e os principais alimentos são as papinhas de legumes e de frutas, e pedacinhos de fruta sem semente e de legumes e verduras.

Publicidade

4. Refluxo é normal?

De modo geral, sim. A maioria das crianças regurgita o leite e tem refluxos com frequência, e isso vai passando com o crescimento, pois faz parte da adaptação do sistema gastrointestinal. Mas, o pediatra deverá avaliar a criança para saber se o caso dela vai além do estado fisiológico de adaptação e pode ser um problema.

5. Por que tem que cuidar na hora de agasalhar o bebê?

Por excesso de cuidado, muitos pais colocam no bebê mais roupa do que ele precisa para a temperatura que está fazendo. Assim, se a criança começar a passar calor e chorar, os pais poderão achar que ela está com febre e doente. É preciso verificar a roupinha e tirar o excesso para evitar a desidratação e o mal estar do bebê.

6. É normal ter tantos resfriados no ano?

Se o seu bebê tem cerca de 10 infecções tipo gripe e resfriado ao ano, está tudo bem, principalmente se ele tem bastante contato com outras crianças e adultos.

7. Até que idade pode dar chupeta?

A chupeta é um tabu, mas poucos pais resistem ao efeito calmante que ela provoca. De acordo com as recomendações dos odontopediatras, o ideal é que o uso da chupeta seja interrompido aos 2 anos de idade para não atrapalhar o crescimento dos dentes.

Publicidade

8. Quando começar a usar pasta dental com flúor?

Quando o primeiro dentinho nascer, os pais já podem fazer uma escovação com pasta dental que tenha concentração mínima de 1100 ppm de flúor. Essa informação vem na embalagem do produto. A escovação deve ser feita com delicadeza, usando pouca pasta e uma escova bem macia.

9. Meu filho está no peso certo?

Essa nem precisa perguntar, pois as consultas de rotina ao pediatra são basicamente para verificar se a criança está dentro do peso e da estatura esperados para sua idade.

10. Meu filho já faz tudo o que é esperado para a idade dele?

Os pais se preocupam bastante em saber acompanhar o desenvolvimento do seu filho, por isso essa também é uma das perguntas mais frequentes. O que não devem fazer é sempre comparar seu filho com outras crianças, pois cada uma tem seu ritmo. Na consulta, o médico irá perguntar aos pais o que a criança está fazendo de novo, e vai notar no comportamento dela se está como o esperado.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM