Perguntas diferentes e incomuns para fazer na próxima consulta ginecológica
Crédito: Freepik

5 Perguntas diferentes e incomuns para fazer na próxima consulta ginecológica

Você aproveita a sua consulta no ginecologista para tirar dúvidas importantes ou só faz os exames básicos e vai embora?

Publicidade

Ir ao ginecologista vira parte da rotina de toda mulher a partir da primeira menstruação, mas você tem ideia de perguntas diferentes para fazer ao seu médico na hora da consulta?

Mesmo que seja uma vez ao ano para fazer os exames preventivos, essa consulta é importante para garantir que a saúde esteja sempre bem e para iniciar um tratamento precoce no caso de descobrir algum problema que está começando a se desenvolver.

Mas a consulta com o ginecologista não serve só para fazer os exames preventivos ou tratar alguma infecção. Veja quais perguntas diferentes são importantes de fazer quando consultar seu médico, caso esteja passando por alguma dessas situações.

1. Quais exames devo fazer em casal com meu novo namorado?

Pouca gente faz isso, mas é uma atitude responsável garantir que a saúde sexual está em dia antes de começar a se relacionar sexualmente com alguém. O ginecologista pode dizer quais exames fazer para ter certeza de que não serão transmitidas infecções entre o casal.

Publicidade

Pode ser que um dos dois esteja infectado com algum vírus, fungo ou bactéria sem saber, pois não apresenta sintomas. Com o tempo de relacionamento o casal pode parar de usar preservativo, e aí vai ocorrer a transmissão da doença.

2. É normal minha menstruação estar desregulada?

Muitas mulheres não dão importância quando a menstruação fica desregulada durante alguns meses. Acreditam que seja porque mudaram a alimentação ou estão muito estressadas, mas pode não ser só isso.

Esse sintoma não é um diagnóstico de doença, mas é importante conversar com o especialista sobre seu ciclo menstrual para ver se é interessante fazer alguns exames e se certificar que está tudo bem. Se tiver algum problema sendo iniciado, terá a oportunidade de começar o tratamento o quanto antes.

3. Meu fluxo vaginal é normal?

O fluxo vaginal é o líquido expelido pela vagina diariamente. Ele se chama muco cervical e é normal. Mas, quando você percebe uma mudança na quantidade, cor ou textura desse fluxo, é importante falar sobre isso com seu ginecologista, pois pode ser que você esteja com alguma infecção.

Publicidade

4. É normal sangrar durante ou depois do sexo?

Não necessariamente é um problema quando ocorre um pequeno sangramento durante ou após o sexo. Às vezes nem é um sangue forte, mas sim, de uma cor rosada e pode ser apenas um sinal de que sua menstruação está chegando ou terminando.

Mas também pode ser um sintoma de diferentes doenças do sistema reprodutor. Então, fale com seu médico se isso estiver acontecendo, principalmente se você estiver sentindo dor durante o sexo.

5. Devo usar lubrificante íntimo?

O lubrificante íntimo serve para umedecer a vagina ou o ânus na hora do sexo. Usá-lo costuma ser opcional, pois geralmente a mulher tem lubrificação suficiente para o sexo vaginal.

Publicidade

Mas pode ser bom usar o lubrificante para o sexo anal e também se você tiver secura vaginal, que é um sintoma comum na fase da menopausa.

É melhor conversar com o ginecologista e explicar o verdadeiro motivo de estar querendo usar o lubrificante. Ele pode ajudar a escolher o melhor tipo, e se o problema for a secura vaginal, poderá dar outras recomendações.

Também pode te interessar: Limão corta a menstruação – mito ou verdade?

Publicidade

 

PODE GOSTAR TAMBÉM