Será que você tem uma tendência à acumulação de objetos? Gosta de ficar guardando coisas para o caso de um dia precisar ou porque trazem lembranças de bons momentos e pessoas queridas?
Bem, enquanto esses objetos não estiverem atrapalhando a sua rotina e das pessoas que vivem com você, tudo certo. Mas, se já estiver querendo se desapegar de várias coisas e não sabe como, comece respondendo a essas perguntas simples, enquanto analisa o que tem dentro de casa:
1. Eu usei isso no último ano?
Essa é questão que ajuda muito a desapegar de roupas, calçados e acessórios. Às vezes você guarda aquela peça linda para uma ocasião especial, mas durante os últimos 365 dias essa ocasião não surgiu. Esse é um sinal de que a peça está ocupando espaço extra na sua vida. Pode passar para frente, seja doando ou vendendo por um preço camarada.
2. Sinto que tenho coisas demais e espaço de menos?
Muito cuidado com essa questão. Se você mora em uma casa gigantesca, pode parecer que tem espaço para todas as suas coisas acumuladas, e você estará se enganando ao fazer essa pergunta. Então, seja sincero e use o bom-senso. Já se for o contrário, lembre-se de que você nunca precisa de mais espaço para ter mais coisas. Comece eliminando as coisas que você nem se lembrava que tinha.
3. Mesmo depois de organizar, sinto que continua bagunçado?
Mesmo depois de organizar suas coisas dentro de caixas, prateleiras e armários, ainda parece que o cômodo está bagunçado? É porque está muito cheio. Ou seja, você ainda tem mais coisas do que realmente precisa. Faça mais uma seleção.
4. Eu consigo encontrar o que preciso na hora em que preciso?
Quando você abre um armário ou uma porta e já sabe que vai ficar os próximos 10 minutos procurando o que precisa, quer dizer que você tem coisas em excesso. Além disso, pode ser que as coisas estejam misturadas por falta de uma organização por categorias. Então, faça as duas coisas: desapegue e organize.
5. Eu preciso movimentar muitos objetos para conseguir limpar a casa?
Se você tem até preguiça de começar a faxina só de pensar quantos objetos vai ter que tirar do lugar, quer dizer que você tem mais coisas do que precisa. Até mesmo os móveis podem estar atrapalhando ao invés de deixar a decoração mais bonita. Ao eliminar pequenos objetos você consegue eliminar grandes objetos, como cômodas, armários e estantes que só serviam para acumular os pequenos objetos. Doe ou venda tudo isso, e sinta a leveza do minimalismo na sua vida.