Perder um familiar e um bichinho de estimação podem causar dores muito parecidas. É isso o que diz um estudo realizado pela Universidade de Medicina Veterinária de Viena. Veja o que eles descobriram.
Luto pelo pet é similar ao de um familiar
Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. As 5 fases do luto, bastante conhecidas em perdas grandiosas na vida. Entre elas, daqueles que se ama, sejam pessoas ou até mesmo seus animais de estimação. E esse processo pode ser muito parecido em ambos os casos, pois as pessoas amam seus pets como se fossem crianças.
Pelo menos foi isso o que confirmou o estudo realizado em Viena. De acordo com os pesquisadores, “uma das coisas que realmente nos surpreendeu é que os cães adultos se comportam em relação aos seus cuidadores, como as crianças humanas“. Eles têm uma relação muito similar a de pais e filhos.
Dessa forma, a perda do seu melhor amigo é sim comparável à de um familiar ou pessoa próxima. Por isso, se você ainda tem seu pet ao seu lado, aproveite os melhores momentos e cuide dele com responsabilidade e carinho. Por outro lado, se já perdeu seu companheiro, pode deixar uma mensagem nos comentários, como uma homenagem ao seu eterno bebê.