Perda de memória
Crédito: Freepik

Perda de memória como sequela da Covid: entenda como pode acontecer

Mais uma das sequelas da Covid que não afeta todo mundo, mas traz muita angústia a quem está passando pela situação

Publicidade

Ao longo desses anos de pandemia, já foram relatados, por médicos e pacientes, diversos efeitos colaterais e sequelas da Covid-19. Uma delas é a perda de memória de curto prazo.

A atriz Marieta Severo foi uma das pessoas que ficou com lapsos de memória após se curar da doença, como ela mesma contou ao participar do podcast Novela das 9.

“Fiquei com muita fadiga e com problemas de lapso de memória. Eu tenho uma neta de 18 anos que teve duas vezes, e ela me falava disso. A [atriz] Andréia Horta também. Nós duas tivemos juntas, então, quando voltamos a gravar, foi um apoio muito grande uma para a outra”, disse Marieta.

O conjunto dos sintomas prolongados que a doença provoca no organismo, por mais de quatro semanas, é chamado de Covid Longa, que já abordamos aqui em outro artigo.

Publicidade

Junto com a perda de memória de curto prazo, a Covid Longa também pode trazer alterações no olfato e paladar, cansaço extremo, dores nas articulações, falta de ar, palpitações no coração, dor ou aperto no peito.

Sequelas da Covid: ser considerado curado não é um alívio

Por que o coronavírus causa perda de memória?

Essa questão foi respondida pelo neurocirurgião Feres Chaddad, professor da Unifesp, ao UOL Saúde. O médico disse que “o Sars-CoV-2 pode entrar pelo nariz e a via olfatória, por onde ele passa, permite que o vírus chegue diretamente no hipocampo, região do lobo temporal”.

O hipocampo é uma parte muito pequena e muito importante do cérebro, pois é responsável por uma série de tarefas, inclusive, pelas memórias de curto prazo.

Publicidade

Então, quando tem acesso ao hipocampo, o coronavírus altera a função de células, causando mudanças especialmente nas memórias mais recentes. Além disso, o vírus também pode chegar ao hipocampo pela corrente sanguínea.

A memória volta ao normal depois?

Como quase tudo acerca da Covid-19, não se tem certeza. Então, infelizmente, não há uma resposta segura para isso. Cada paciente deve relatar ao seu médico se perceber que está tendo sintomas de Covid Longa para que seja investigado e tratado de forma individual.

Veja também: Vacina contra Covid: certezas e dúvidas sobre o futuro

Publicidade

Artigo com informações de UOL Saúde

PODE GOSTAR TAMBÉM