Cada dente que você tem na boca exerce uma função importante em vários aspectos. Apesar de os dentes serem essenciais para um sorriso bonito e completo, eles também são fundamentais para o bom funcionamento do seu sistema digestivo e até para a fala. Portanto, quando um ou mais dentes estão faltando, a sua vida é afetada de muitas formas. Veja só.
Por que os dentes caem?
De modo geral, uma pessoa pode perder um ou mais dentes por causa de algum trauma externo (acidente, pancada) ou por causa de uma doença periodontal (que afeta a estrutura dos dentes). A doença periodontal pode surgir por diferentes motivos, desde a falta de higiene bucal adequada até diabetes, que aumenta o acúmulo de bactérias nos dentes, levando à perda dentária.
Prejuízos causados pela perda de dentes
- Muitas coisas mudam na vida da pessoa que perde um ou mais dentes. A começar, claro, pela estética que é prejudicada, podendo levar a problemas emocionais e psicológicos. A pessoa se sente envergonhada ao sorrir, e isso a faz evitar várias situações de convívio social, por exemplo.
- Mas, o pior são os prejuízos funcionais. Um deles é na fala. Dependendo de onde estava localizado o dente que caiu, a pessoa pode ter dificuldade para pronunciar determinadas palavras, e isso pode até prejudicar seu desempenho no trabalho, quando esse exige que se comunique com clareza com as pessoas.
- Tem também o prejuízo para o sistema digestivo, já que a falta de um ou mais dentes prejudica a qualidade da mastigação. Quando o alimento não é bem mastigado é mais difícil de engolir, chega mais inteiro ao estômago, podendo levar a problemas estomacais e até intestinais ao longo do tempo.
- Outro problema é que, se o dente que caiu não for reposto logo, os dentes vizinhos vão começar a se mover para ocupar aquele espaço vazio. Assim, os dentes começam a ficar tortos, afetando a estética e também podendo causar ferimentos nas bochechas na hora de morder.
- Uma das funções do dente é proteger a gengiva. Quando um dente falta, a gengiva que estava sobe ele fica desprotegida, podendo ser machucada com facilidade e contrair uma infecção.
Tratamentos
Como viu, é bem importante ir ao dentista para resolver o problema do dente que caiu. Essa deve ser uma prioridade, pois o problema vai muito além da estética.
O profissional vai precisar avaliar o paciente, saber a causa da queda e verificar a situação da área afetada antes de determinar a solução. Mas, em boa parte dos casos, o implante é a melhor solução, podendo necessitar, primeiro, de enxerto ósseo ou de gengivas, caso essas estruturas estejam muito danificadas.