As peperômias estão famosas e muito desejadas por quem gosta de decorar a casa com diversas plantas. Elas são lindas, e cada uma tem características únicas que se complementam na hora de fazer uma composição decorativa. A que você vai conhecer melhor dessa vez é a peperômia melancia, que tem esse nome popular por causa das cores das suas folhas.
Características gerais da peperômia melancia
Os nomes científicos da peperômia melancia são Peperomia sandersi e Peperomia argyreia. Ela é uma planta suculenta, nativa do Brasil e de outras regiões tropicais da América do Sul, seu cultivo é fácil e também é simples de fazer a reprodução para ter várias delas na sua casa.
Ao olhar para suas folhas você lembra da fruta melancia, tanto por causa da mescla de tons de verde quanto pelo formato, que se parece com pequeninas frutas. Seus caules são vermelhos, criando um contraste muito bonito.
Luminosidade
A peperômia melancia é ótima para ter dentro de casa em um espaço com bastante luminosidade, mas sem deixar que pegue sol direto em suas folhas. A claridade é essencial, mas se ficar batendo sol direto nela, as folhas vão queimar e não tem como voltar atrás, pois o queimado não tem conserto. Porém, não precisar de sol direto é uma grande vantagem para quem mora em apartamento ou quer deixar plantas em partes da casa que não pegam muita luz solar.
Solo
O solo para o plantio dessa peperômia deve ser rico em matéria orgânica, bem fofinho, leve e deve estar sempre umedecido.
Regas
Como o solo precisa estar sempre umedecido, a planta gosta de regas frequentes, sempre que você perceber que a parte de cima do solo já está ficando seca. Cuidado para não dar água em excesso, especialmente no inverno, quando a água demora mais para evaporar. A quantidade de água para dar de cada vez é até começar a sair água pelos furinhos no fundo do vaso.
Reprodução
Você pode comprar sementes de peperômia melancia e fazer o plantio em um vaso, como também pode arrancar as folhas que estiverem meio fracas ou feias (junto com o caule desde a base), e replantar em outro vaso. Depois de algumas semanas, mantendo a terra umedecida, esses caules replantados vão começar a dar novos brotos.
Uma terceira forma é dividir a sua planta em vários rizomas quando ela estiver bem cheia e volumosa, transformando uma planta em várias outras. Para isso, é preciso retirar a planta toda do vaso, mantendo as raízes e separando montinhos com cuidado.
Veja também: opções de presentes para quem gosta de plantas