Pelo encravado na barba ou em qualquer outra parte do corpo é sempre desagradável. Conforme o tamanho na inflamação que pode ocorrer onde nascem os pelos, vai causar dor e incômodo toda vez que for barbear ou depilar.
Porque você passa a lâmina por cima do pelo encravado, corre o risco de aumentar a inflamação, piorando o aspecto da pele. Então, o ideal é desencravar da maneira certa e depois tomar os cuidados para evitar que aconteça de novo.
Como evitar pelo encravado na barba?
O crescimento dos pelos é influenciado pela maneira com que são cortados e pela quantidade de células mortas que impedem a passagem do pelo para a superfície da pele.
Por isso, uma das formas de evitar pelo encravado na barba é aplicando os produtos da maneira correta, sem agredir a pele. Veja como fazer:
Passo 1
Primeiramente, comece o processo de barbear lavando seu rosto com água morna e sabonete. Esse processo vai limpar a pele e amolecer os frios da barba para facilitar o corte.
Passo 2
Depois de lavar e secar o rosto (não precisa esfregar a pele) aplique uma loção pré barba para amaciar os pelos e preparar a pele. Deixe agir por 3 a 5 minutos.
Passo 3
Aplique a espuma ou gel de barbear (ou o mesmo sabonete que uso para lavar o rosto). Agora é a hora de passar a lâmina de forma a evitar o encravamento: use uma lâmina com bom fio para não precisar passá-la mais de duas vezes no mesmo lugar.
Lembre-se de passar a lâmina sempre no sentido de crescimento dos pelos. Se fizer do contra, é grande a chance de encravamento. Outra dica é não esticar a pele para passar a lâmina, pois quando solta, o pelo vai para dentro e aumenta o risco de encravar.
Passo 4
Então enxágue o rosto com a água fria da torneira para que os poros fechem. Seque dando batidinhas da pele (sem esfregar a toalha) e aplique um pós-barba com poder de acalmar a pele e acelerar a cicatrização. Escolha um sem álcool.
Passo 5
Para fechar com chave de ouro, uma ou duas vezes por semana, lave bem a pele do rosto e aplique algum produto esfoliante que vai ajudar a manter a pele cicatrizada e limpa. Massageie o rosto todo com ele, deixe agir depois enxágue e seque normalmente.
Como desencravar pelo da barba
Quando você percebe que tem um (ou alguns) pelo encravado na barba, se não for uma grande inflamação, o melhor a fazer é removê-lo para deixar crescer um novo pelo. Veja abaixo como fazer isso:
Passo 1
Para começar a remoção do pelo, vamos no passo 5 de como evitar pelo encravado na barba: a esfoliação da pele do rosto. Faça uma esfoliação para remover as células mortas, sem esfregar demais. Enxágue.
Passo 2
Para amolecer os pelos, faça uma compressa com água morna, igual fazem na barbearia quando deixam aquelas toalhas sobre o rosto da pessoa.
Use um pano bem limpo e água morna, que também pode ser uma infusão com uma erva anti-inflamatória. Depois de agir por uns cinco minutos, lave o rosto com água fria para fechar os poros.
Passo 3
Pegue uma pinça, porque você vai precisar arrancar o pelo problemático. Para fazer isso, esteja de frente para um espelho com bastante claridade e que você enxergue bem o foco.
Pegue a pinça com firmeza e posicione-a bem perto da raiz do fio. Quando está inflamado, muitas vezes é só puxar, ele está solto.
Senão estiver, você vai segurar o pelo com a pinça, firmemente, e vai puxar com força suficiente para arrancar. Pode doer um pouco, mas logo passa.
Pelo encravado e foliculite é a mesma coisa?
Pelo encravado e foliculite estão envolvidos no mesmo processo, mas em estágios diferentes. O pelo encravado é o estado em que o pelo fica quando não consegue romper a superfície da pele.
Mas como ele continua crescendo, ele se curva e volta para dentro do folículo, que é de onde ele nasce. Ele pode ficar ali e não causar grande problema. Mas quando acontece uma contaminação por bactérias nesse folículo é que teremos uma foliculite.
A foliculite pode apresentar sintomas mais sérios, com inflamação mais agressiva e pode deixar cicatriz. Portanto, pode-se ter pelos encravados e cuidar para que não evoluam para uma foliculite.
Tomando os cuidados recomendados para evitar e desencravar pelos, você tem menos risco de gerar uma inflamação nos folículos da sua barba. Mas caso isso ocorra, percebendo que a inflamação está muito dolorida e aumentando de tamanho, procure um médico.
Dica: Como fazer um óleo caseiro natural para barba
Aprenda a fazer o seu próprio óleo para manter sua barba macia e cheirosa, com ingredientes naturais:
Antes de realizar os procedimentos, faça um teste em sua pele para saber se não causará desconfortos. Cada organismo reage de uma forma e o médico especialista deverá ser consultado para potencializar e acompanhar os resultados desejados.
Veja também: Barba descolorida: como fazer em casa passo a passo