pelo encravado inflamado o que fazer
Crédito: Freepik

O que fazer com pelo encravado inflamado

Confira alguns métodos para evitar o aparecimento de pelos encravados

Publicidade

O pelo encravado inflamado é um mal que afeta homens e mulheres de qualquer idade. É incômodo, doloroso e compromete a estética da pele. Isso acontece quando o pelo é incapaz de sair do bulbo capilar, ficando preso dentro da pele. Com isso o pelo obstrui o poro e causa a inflamação.

Pessoas com pelos grossos ou encaracolados são mais suscetíveis a desenvolver esse problema, mas outros fatores podem contribuir. Suor excessivo, roupa apertada e a má remoção dos pelos são alguns dos motivos que contribuem. Apesar do problema ser comum, se não for tratado pode se transformar em algo mais sério, sendo necessária alguma intervenção médica.

O que fazer em caso de pelo encravado inflamado

pelo encravado inflamado lidar
Crédito: Pixabay

Qualquer inflamação é muito desconfortável. No caso dos pelos, a área pode ficar bem dolorida, coçar e a pele fica esteticamente feia. Ainda assim, não se preocupe, existem meios de melhorar sem tomar atitudes radicais que vão ferir a sua pele.

1. Depilação definitiva

A depilação à laser ou a fotodepilação são depilações que destroem a raiz do pelo e impedem que eles nasçam por um longo período de tempo. Essa é uma excelente opção para pessoas que têm tendência a terem muitos pelos encravados. Isso porque se o pelo não tem como nascer, então não existe a possibilidade de ele encravar.

Publicidade

2. Produtos antiacne

Existem hoje nas prateleiras das farmácias diversos produtos voltados para o tratamento de acne, como sabonetes especiais e cremes secantes. Esses produtos são uma alternativa para quem está com pelo encravado, pois os sabonetes limpam bem a área afetada e diminuem o risco de infecção.

Já os cremes secantes diminuem a protuberâncias formadas quando o pelo encravado está inflamado.

3. Esfoliantes

A esfoliação elimina o pelo encravado, pois ela tira algumas camadas de pele, fazendo o inchaço diminuir, abrindo os poros para que o pelo consiga sair.

A esfoliação deve ser feita após a depilação, pois assim diminui a probabilidade dos pelos encravados aparecerem.

Publicidade

4. Compressas

Fazer compressas mornas em cima da área inflamada é uma ótima saída não-agressiva. O calor da compressa vai fazer com que o pus do pelo encravado seja drenado. Assim, também melhora o inchaço, a vermelhidão e a dor no local.

Você pode fazer a compressa apenas com água morna ou chá de camomila. Outra alternativa é fazer uma compressa fria com vinagre de maçã, que vai eliminar as bactérias e restaurar o pH da sua pele.

5. Gel de babosa

O gel presente dentro da folha de babosa possui efeito calmante e cicatrizante, sendo uma ótima forma de dar adeus aos pelos encravados. Ele vai reduzir a irritação da pele se for passado de duas a três vezes por dia na área afetada.

Publicidade

Veja também: como evitar pelo encravado na barba.

O que não fazer

pelo encravado inflamado o que não fazer
Crédito: Unsplash

Existem algumas coisas que você não deve fazer quando está com o pelo encravado inflamado, pois o quadro pode piorar e levar a uma infecção. Também existem algumas atitudes que devem ser tomadas para que não se forme o pelo encravado.

1. Espremer

Espremer o pelo encravado é uma tentação que poucos resistem, mas na verdade é uma das piores coisas que você pode fazer nesse caso. Ao espremer, você deixa a pele suscetível a infecções e à formação de uma cicatriz. Se o pelo encravado é grande e está infeccionado, você deve ir a um médico dermatologista para que ele te indique o melhor tratamento.

2. Tomar sol

Evite ao máximo tomar sol após fazer depilação. Isso deixa a pele mais sensível e vulnerável. O aconselhável é esperar pelo menos 48 horas para poder tomar sol, assim diminui os riscos de um dos folículos capilares inflame e desenvolva um pelo encravado.

Publicidade

3. Utilizar objetos afiados

Muitas pessoas utilizam agulhas e pinças para retirar o pelo encravado da pele, mas isso é um erro grave. Além dos objetos machucarem a sua pele, o risco de infeccionar é muito maior e a formação de uma cicatriz no local também.

4. Roupas apertadas e molhadas

Evite o uso de roupas apertadas e molhadas por longos períodos, pois isso contribui para a formação dos pelos encravados. De preferência a tecidos leves e que não retêm o suor, pois o pelo encravado tende a aparecer em regiões onde a pele fica úmida.

PODE GOSTAR TAMBÉM