Menu

Pele de frango faz mal para a saúde? Saiba a verdade!

Se você adora comer a pele de frango crocante, mas não come porque acha que só faz mal, saiba que não é bem assim…

Crédito: Freepik

Publicidade

O frango é uma das carnes mais consumidas no Brasil, pois atende às necessidades de quem precisa se alimentar com carne magra de alto valor biológico. Mas, a carne de frango só é saudável quando não tem pele. Ao menos, é isso que muita gente acredita. Será que a pele de frango faz mal mesmo? Quantas calorias ela adiciona ao prato? Saiba de tudo isso agora!

Quantas calorias tem a pele de frango?

Essa questão depende da quantidade de pele e do preparo. Para dar um exemplo, 1 xícara de peito de frango cozido, em cubos e sem pele, tem 221 calorias.

Mas, se esse mesmo frango estiver com pele, ele terá 352 calorias. Então, nesse caso, a pele adiciona 131 calorias ao prato.

Vantagens

Apesar de adicionar mais de 100 calorias a uma porção de 1 xícara de frango, a pele tem uma vantagem bem importante: a maior parte de sua gordura é insaturada, que é o tipo considerado saudável.

Publicidade

Essa gordura é um ácido graxo monoinsaturado, chamado de ácido oleico, ou ômega-9. Esse ácido estimula o colesterol bom (HDL) e atua no controle da sensibilidade à glicose.

Então, aquelas 131 calorias da pele em uma xícara de frango já não parece tão assustadora, concorda? Claro, também não quer dizer que você pode comer de forma descontrolada, pois ainda tem o lado negativo que você verá no próximo tópico.

Mas, comendo de forma equilibrada, só de vez em quando e em pouca quantidade, a pele pode até melhorar seus pratos. Quando você cozinha o frango com a pele, ele fica mais suculento e gostoso, sem precisar exagerar no sal ou empanar.

Veja também: Receitas fáceis de tempero para frango assado

Desvantagens

Pois é, nem tudo é gordura insaturada nessa parte de frango. Uma parte menor da pele é composta por gordura saturada, aquela considerada ruim para a saúde porque aumenta o colesterol ruim (LDL). A quantidade é pequena, mas em um pedaço grande de frango, pode ser demais.

Publicidade

Tem cerca de 3g de gorduras saturadas em 30g de pele. Mas, se você aumentar essa quantidade para 100g, em um peito de frango cozido ou feito no forno, fica bem diferente.

Essa carne com pele tem 3,045 g de gorduras saturadas. Se tirar a pele, a quantidade cai para 1,002 g de gorduras saturadas que o seu corpo vai agradecer por não receber.

Veja também: Temperos para frango assado: 4 receitas fáceis e deliciosas

Publicidade

Artigo com informações da nutricionista Patrícia Leite

Sair da versão mobile