A pele do corpo pode descascar por diferentes motivos e nem sempre é um problema sério, mas em todos os casos exige cuidados para que volte a ficar saudável. Se está acontecendo com você em alguma parte do corpo, veja o que pode ser a pele descascando e o que deve fazer para solucionar o problema.
Pele descascando: o que pode ser?
Muitas vezes, por falta de cuidados simples no dia a dia, como tomar pouca água e ficar horas no sol sem proteção, é o suficiente para a pele começar a descamar. Também há outras causas que não estão totalmente sob o seu controle. Veja quais são.
Excesso de sol
O primeiro e mais comum motivo é o excesso de sol sem protetor solar. Quem vai pegar um bronze e esquece do protetor pode ter queimaduras leves ou graves, dependendo da força dos raios solares e do tempo que ficou exposto. Junto com a descamação da pele a pessoa pode sentir tontura, sonolência, muita sede, ficar com os olhos vermelhos e ter sensibilidade na pele, como se estivesse com frio.
Falta de água
A desidratação também causa a descamação da pele, junto com outros sintomas mais sérios e necessita de tratamento urgente, começando com soro caseiro para repor não só a água, mas os minerais. A desidratação deixa o organismo inteiro debilitado, pois todos os sistemas do corpo necessitam de água para funcionar. Portanto, beba pelo menos 1 litro e meio de água todos os dias, mesmo se não estiver com sede.
Ressecamento
Banho muito quente todos os dias ou exposição a temperaturas muito baixas também podem deixar a pele descascando, porque fazem com que ela resseque. Logo, sem água o suficiente, o tecido vai ficar quebradiço e áspero.
Reação alérgica
Muitas alergias afetam a pele, em especial aquelas que ocorrem por causa de poeira, pelos de animais ou ácaros nos tecidos das roupas. Em contato com a pele, esse agentes vão causar irritação, coceira, inchaço e a descamação.
Doenças
Algumas doenças podem apresentar a descamação da pele como um dos sintomas. Essas doenças são o câncer de pele, o hipotireoidismo, infecções fúngicas, lúpus, psoríase e os vários tipos de dermatite.
O que fazer quando a pele está descascando?
Quando você sabe que o motivo são as horas que passou demais no sol e não há queimaduras sérias nem insolação, o tratamento pode ser feito em casa aplicando soluções como bastante creme hidratante, gel de babosa e pasta d’água, por exemplo.
Deve manter-se longe do sol até que a pele se regenere e, a partir de então, não saia mais de casa sem protetor solar para prevenir que aconteça de novo. A recorrência de queimaduras do sol é um fator de risco para o câncer de pele.
Se você não sabe de onde pode estar vindo o problema, preste atenção a outros sintomas e agende uma consulta com o dermatologista ou o clínico geral para falar a respeito e fazer o tratamento adequado. Não espere demais, pois se for o caso de um problema sério, ele poderá se alastrar e piorar a cada dia.
Veja também: Dedos descascando: o que pode ser?