Menu

Pele de tilápia ajuda a devolver visão para cães e gatos cegos

Animais que estavam cegos por causa de problemas nas córneas, voltaram a enxergar.

Imagem: Reprodução UFC

Publicidade

Pesquisadores do Programa de Medicina Translacional, da Universidade Federal do Ceará, descobriram que a pele da tilápia serve como um excelente curativo para acelerar a recuperação de cães e gatos submetidos a cirurgia de córnea.

As lesões que afetam as córneas ocorrem principalmente em cães das raças shih-tzu, pug, lhasa apso e bulldog, chamados de braquicefálicos, já que eles têm maior predisposição a esse tipo de lesão ocular devido ao seu nariz curto e olhos arregalados.

A nova técnica com pele de tilápia é extremamente eficiente e bem mais barata do que a usada antes, com um tipo de membrana comercial importada. Mais de 400 animais já foram tratados com ótimos resultados.

Veja também: Maquinista freia trem para resgatar pug dos trilhos

Publicidade

De acordo com a cirurgiã veterinária Mirza Melo, que realizou a pesquisa sobre a pele de tilápia no mestrado feito pela UFC, os procedimentos que já devolveram a visão a mais de 400 cães e gatos utilizaram uma matriz dérmica acelular (MDAPT) da pele da tilápia, uma espécie de “lâmina de colágeno puro” elaborada no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da UFC.

Foto: Viktor Braga/UFC Informa

“Vimos a superioridade da pele da tilápia nessas lesões. Ela funciona como uma doadora de colágeno para essas estruturas (oculares) e promove o reparo e uma maior transparência na cicatrização”, contou a veterinária.

Mirza também relatou que, além do efeito cicatrizante, essa matriz dérmica da pele de tilápia oferece uma ação de combate à dor e evita contaminações, já que é estéril.

Tudo isso facilita a recuperação do animal e os cuidados que os tutores precisam ter durante esse processo delicado.

Publicidade

Veja também: Câncer em animais: quais as raças mais vulneráveis, sintomas e tratamentos

Por enquanto, os resultados positivos foram mais voltados a cirurgias de córneas em cães braquicefálicos.

Ainda não foram feitos testes para outras doenças oculares que causam cegueira, e agora vão iniciar os testes em gatos, que costumam sofrer mais do que os cães com processos inflamatórios.

Publicidade

Segundo Mirza, cerca de dez gatos já foram operados, todos com sucesso. Há ainda conversas com oftamologistas para futuramente aplicar a mesma técnica em humanos.

Veja também: 5 Dicas para diminuir queda de pelo de animais

Fonte: https://agencia.ufc.br/

Sair da versão mobile