o que pode ser Pele amarelada
Crédito: Freepik

Pele amarelada: saiba o que pode ser e o que fazer para tratar

Esse é sintoma que geralmente indica problema no fígado, na vesícula ou no sangue

Publicidade

Quando uma pessoa tem a pele amarelada, geralmente é sinal de algum problema relacionado ao fígado. Nesse caso, a parte branca dos olhos também fica amarelada e surgem outros sintomas, dependendo do problema. Mas existem outras causas para a pele amarelada que você vai conhecer agora.

Quando a pele amarelada não é um problema?

Às vezes, quando uma pessoa consome grande quantidade, com frequência, de alimentos com betacaroteno, como cenoura e mamão, a pele pode ganhar uma coloração meio amarelada/alaranjada.

Nesse caso, a alteração é somente no tom da pele, sem o amarelo dos olhos e sem outros sintomas. Na dúvida, o médico deve ser consultado para pedir exames e ter certeza de que não há doença a ser tratada ou, se tiver, iniciar o tratamento.

Hepatite

A hepatite é uma das principais causas da pele amarelada, que tem o nome técnico de icterícia. A hepatite é uma inflamação no fígado causada por um vírus, por doença autoimune ou por uso contínuo de medicamentos. Além da pele amarelada, o paciente tem náuseas, vômitos, perda de apetite, inchaço e dor abdominal, coceiras pelo corpo e febre ligeira.

Publicidade

Na presença desses sintomas, o paciente deve consultar um clínico geral, um hepatologista ou um gastroenterologista para fazer exames e para que seja determinado o melhor tratamento. De modo geral, o paciente é tratado com medicamentos, repouso, alimentação especial e muita hidratação, podendo variar o tratamento conforme o tipo de hepatite.

Cisto no fígado

Outro problema que afeta o fígado e pode gerar a pele amarelada é o cisto, uma cavidade cheia de líquido que nem sempre vai manifestar sintomas. Mas, quando manifesta, além da icterícia, podem surgir perda repentina de peso, cansaço constante e febre.

Não é em todo caso que precisa de tratamento, mas se os sintomas indicarem que o cisto está prejudicando a saúde e a qualidade de vida do paciente, é feita uma cirurgia de remoção.

Insuficiência hepática

Quando o fígado não é capaz de desempenhar as suas funções normais de desintoxicação do organismo, é chamado de insuficiência hepática. O paciente apresenta pele amarelada, dor no corpo, inchaço pelo corpo, acúmulo de líquido no abdômen e sangramentos.

Publicidade

O médico hepatologista deve ser consultado para examinar o paciente e descobrir a causa da doença. O tratamento vai depender de cada caso, mas muitas vezes é necessário fazer um transplante de fígado.

Cirrose hepática

Quando o fígado sofre com uma inflamação crônica e progressiva, que leva à destruição de suas células, é chamado de cirrose hepática. O paciente fica com a pele e os olhos amarelados, mau hálito, unhas esbranquiçadas e inchaço com veias proeminentes e visíveis no abdômen.

O tratamento dessa doença vai depender da sua causa, que pode ser por abuso de álcool, excesso de gordura no fígado, hepatite viral crônica ou excesso de ferro no sangue, por exemplo. Em todo caso, o paciente será orientado a manter uma alimentação o mais natural possível e de fácil digestão.

Publicidade

Anorexia nervosa

A anorexia nervosa é uma doença psiquiátrica que leva o paciente a deixar de comer e a ter uma imagem distorcida do próprio corpo, como se continuasse com excesso de peso, mesmo depois de estar esquelético.

A falta de ingestão de nutrientes prejudica a saúde de modo geral, levando à pele amarelada e ressecada, perda de cabelo, unhas fracas, fraqueza muscular, desmaios e outros sintomas.

O tratamento deve ser feito com um conjunto de profissionais, como nutricionista e psiquiatra, além dos médicos especialistas para tratar todos os problemas que surgiram em decorrência da desnutrição.

Publicidade

Talassemia

Essa é uma doença genética e hereditária do sangue. Seus sintomas são a pele e os olhos amarelados, anemia, cansaço constante, fraqueza e atraso no crescimento.

A talassemia não tem cura, mas há tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente, e vai depender da gravidade da doença. Há casos em que é necessário fazer transfusões sanguíneas e uso de suplementos de ácido fólico.

Anemia falciforme

Esse é o nome da anemia hereditária, na qual o paciente já nasce com uma malformação dos glóbulos vermelhos.

Publicidade

Devido a essa malformação, ocorre uma deficiência no transporte de oxigênio para as células do corpo. Com isso, surgem os sintomas de pele amarelada, vermelhidão das mãos e dos pés, inchaço e dor nos ossos e nas articulações.

O médico que trata dessa doença é o hematologista, que é o especialista em sangue. O tratamento pode envolver medicamentos e transfusões sanguíneas por toda a vida.

Pedras na vesícula

Quando ocorre o acúmulo de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar, formam-se as pedras na vesícula. Existe o risco de causar uma infecção no órgão, que leva ao surgimento da pele amarelada, febre alta, dor nas costas e no abdômen, enjoo, vômitos e perda de apetite.

Publicidade

Para tratar, o paciente deve seguir uma dieta especial e poderá ter que usar remédios ou até fazer uma cirurgia de remoção das pedras, conforme a necessidade de cada caso.

PODE GOSTAR TAMBÉM