Menu

O peixinho de ferro que cura anemia das crianças

A ideia veio da necessidade de oferecer uma solução barata para suprir a falta de ferro no sangue dos pequenos

Crédito: Reprodução

Publicidade

Um médico chamado Dr. Christopher Charles foi o responsável por uma grande ideia que salvou diversas crianças da anemia. Quando ele visitou localidades pobres no Camboja, percebeu que havia uma grande quantidade de crianças com anemia por deficiência de ferro.

Mas, o que fazer para suplementar esse nutriente, quando a situação financeira não permite a compra de suplementos alimentares, nem mesmo de uma maior variedade de alimentos?

Com essa questão pertinente na cabeça, o médico teve uma ideia sensacional. Ele criou pequenos peixinhos de ferro e entregou para todas as famílias. Então, ele lhes explicou como deveriam usar.

Quando for a hora de preparar uma refeição na panela, o peixinho deve ser adicionado para cozinhar junto. Nesse momento ele irá liberar uma quantidade de ferro suficiente para nutrir as crianças que forem comer o alimento.

Publicidade

Na hora de servir, o peixinho de ferro deve ser retirado da panela, lavado, bem seco e guardado em um local protegido para ser usado na próxima refeição. Simples assim.

Com essa solução, o Dr. Christopher realmente conseguiu resolver a deficiência de ferro de muitas crianças, prevenindo também outras doenças decorrentes da anemia, inclusive reduzindo a mortalidade infantil. O sucesso do tratamento foi confirmado depois de alguns anos de uso do peixinho na comida das comunidades carentes do Camboja.

Todas as partes do mundo onde existe muita pobreza e crianças com anemia por falta de ferro podem fazer uso dessa ideia que é barata e econômica, já que um peixinho pode ser usado por longos anos.

Crédito das imagens: Reprodução

Sair da versão mobile