Quando paramos para refletir sobre coisas aleatórias da vida, surgem perguntas que nem sempre sabemos responder, como por exemplo, os peixes sentem sede?
Muitos adultos podem até saber a resposta, mas, essa é uma questão que as crianças costumam fazer e, se você não sabia o que responder, vai descobrir agora.
Mas, não basta dizer que sim ou que não. Primeiro, vamos entender que, como os peixes vivem na água, o conceito de sede para eles é diferente.
Veja também: Estes são 6 dos melhores peixes para aquário pequeno
O que faz os peixes terem sede?
Vamos entender que a sede para os peixes existe, mas é de uma forma bem diferente da sede dos animais que vivem na terra, como nós, humanos.
Enquanto para nós a sede é uma sensação que nos conduz a buscar água, para os peixes, que já estão dentro da água, isso não faz sentido.
Mesmo assim, os peixes necessitam fazer a troca de água que eles absorvem para manter suas células saudáveis e equilibrar os níveis de sal no organismo.
Então, sim, os peixes sentem sede quando é hora de “trocar a água” no corpo deles. Eles podem beber um pouco de água pela boca, mas também absorvem a água pelas brânquias, através da osmose, que é quando a água passa por uma membrana, indo dos lugares com pouca substância solúvel para onde tem muita, até que a célula atinja um equilíbrio com o ambiente.
Diferença dos peixes de água salgada e doce
Agora você já sabe que, de um jeito diferente do nosso, os peixes sentem sede. Então também é interessante saber que o processo de troca de água é diferente entre os peixes que vivem na água salgada e os peixes de água doce.
Como o peixe de água salgada vive cheio de sal, ele vive cheio de sede. Por isso, a troca de água entre o corpo dele e o ambiente externo ocorre o tempo todo.
No corpo deles existem células especiais nas brânquias chamadas células de cloreto, que funcionam como uma espécie de bomba que expulsa o sal para fora do corpo, evitando que eles acumulem muito sal no corpo e mantenham-se hidratados por dentro.
Já os peixes de água doce passam pelo mesmo processo das células de cloreto, só que ao contrário: elas puxam sal para dentro do corpo deles para que não falte, e eles só bebem água pela boca sem querer, já que precisam evitar o excesso.
Em resumo, os peixes sentem sede do jeito deles, e vivem em uma constante busca pelo equilíbrio entre a água e o sal que eles têm no organismo – assim como nós, do nosso jeito.
Veja também: Curiosidades sobre as consequências do frio em nosso dia a dia