Um casal de peixe-palhaço, espécie que ganhou o mundo por conta do filme “Procurando Nemo”(2003), passou por uma cirurgia delicada para a retirar tumores na boca. Os médicos disseram que os peixes não se alimentavam há uma semana. Na opinião dos veterinários, a operação, que levou apenas 15 minutos, foi bem-sucedida.
Segundo os veterinários de Sorocaba, onde os peixes foram atendidos, os animais não sentiram dor. Isso porque, para fazer a operação, o casal recebeu anestesia na musculatura e brânquias. Foi retirado uma “massa” no interior da boca de ambos.
Segundo o especialista que o operou os peixes-palhaço, Alessandro Bijjeni, esse tipo de cirurgia não é comum, além de ser a primeira vez que a clínica faz esse procedimento.
Cirurgia minuciosa
Os minúsculos animais receberam sonda, que direcionava água para o organismo e os mantinham vivos. Após a operação, os peixinhos ficaram por mais dois dias na clínica, em observação. A massa desconhecida foi enviada para análise laboratorial.
Juntos, os peixinhos custam aproximadamente R$ 6 mil, mas a operação custou R$ 1,5 mil cada.
Espécie em perigo
O casal de peixes-palhaço, que vive em um criadouro em São José dos Campos (SP), tem proprietário dedicado, que não mediu esforços para cuidar dos animais. No entanto, em outros países, a espécie corre risco de extinção.
Depois de ganhar fama, em decorrência do filme “Produrando Nemo”, esses animais passaram a ser comercializados à exaustação. Por conta do comércio predatório, especialistas afirmam que, em alguns locais da Ásia, por exemplo, não existem peixes-palhaço na natureza.
Não importa o tamanho dos animais, todos devem ser salvos. Se você gostou da reportagem e concorda com a afirmação, então compartilhe essa história com os amigos!