Peixes contaminados: saiba quais são e evite seu consumo. Não arrisque a sua saúde!

Parece até contraditório estarmos a aconselhar você a não comer peixe. Mas, neste caso, estamos falando de peixe contaminado por metais perigosos.

Publicidade

O peixe é super benéfico e é indicado sempre incluí-lo nos hábitos alimentares. No entanto, existem peixes que estão a ser afetados por metais como o mercúrio, o cádmio, o cobre, o arsênio e o chumbo.

Estes metais pesados fazem mal para o organismo e, de acordo com a nutricionista Fernanda Silva, podem afetar a nossa função hepática, causando danos no funcionamento natural do nosso corpo.

Já a nutricionista Pâmela Miguel constata que o metal mais abundante na água é o mercúrio, que é jogado nela por causa da queima de combustíveis fósseis, essencialmente. Contudo, nem todos os peixes têm a mesma quantidade de metais – os peixes predadores são os que contêm mais.

Todavia, deve-se regrar também o consumo dos peixes menores. A Dra. Pâmela avisa que o consumo excessivo de mercúrico pode originar problemas no sistema renal e no nervoso, assim como a alteração da nossa imunidade normal.

Publicidade

4 peixe

Mas afinal quais são então os peixes a evitar? Esta nutricionista ajuda você a identificá-los. São a garoupa, o camarão, o cação, a tainha, a cavala, a pescada branca, o arenque e o tucunaré.

Prefira consumir os seguintes peixes: a truta, o atum, o bacalhau, o salmão, o pintado e a sardinha. Geralmente, estes peixes podem ser comidos com mais benefícios naturais, arriscando menos sua saúde.

No seguimento do alerta, a Dra. Pamela explica quais os benefícios principais do peixe:

  • Têm pouco colesterol e gorduras;
  • São fáceis de digerir;
  • São muito vitaminados e repletos de minerais, tais como o fósforo, o selênio, o cálcio, o ferro e o magnésio.

Os peixes que pode consumir com menos preocupações têm também uma característica muito positiva para sua saúde – o ômega 3, que éfamoso por prevenir doenças do coração e neurológicas. Os diabéticos e pessoas com colesterol alto têm nestes peixes excelentes aliados.

Publicidade

Agora, aprenda algumas dicas para escolher bem o seu peixe, na hora de o comprar e de o preparar.

1. Os olhos do peixe devem ser claros, brilhantes e sem mazelas.

2. Devem ter cheiro bem forte a mar.

3. O corpo deve ser consistente.

4. As escamas devem estar bem fixadas no seu lugar.

Publicidade

5. As guelras devem ser da cor vermelho vivo.

6. A pele deve estar bem colada à carne.

7. Quando comprar, veja se está acondicionado e refrigerado devidamente.

8. Prefira que seja cortado na hora, à sua frente.

Agora, com este alerta e dicas, você está bem mais informado e preparado para a próxima vez que comprar e fazer um peixe.

Compartilhe essa dica!

 

PODE GOSTAR TAMBÉM