O peixe assado pode ser preparado com o peixe inteiro ou filés, como preferir. Pode ser acompanhado de vegetais ou sozinho com temperos especiais. A quantidade vai depender do número de pessoas que irão comer, mas outro benefício dessas receitas é que são muito fáceis de aumentar, caso precise. Escolha uma delas para provar no próximo fim de semana.
Veja também: receitas para fazer peixe cozido
Receitas de peixe assado para almoços e jantares
O peixe é um alimento muito saudável e pode estar no seu cardápio ao menos uma vez por semana. Especialmente os peixes gordos, como atum, salmão e sardinha, são ricas fontes de ômega-3, necessário para o abastecimento de energia, absorção de vitaminas, desenvolvimento do cérebro e melhora da saúde cardiovascular, entre vários outros benefícios. Então, só há bons motivos para se inspirar a fazer uma dessas receitas.
1. Peixe inteiro
Para colocar um bonito prato à mesa e servir mais de 5 pessoas, essa receita é muito boa. O peixe é feito inteiro, nesse caso, uma truta. Também vai precisar de batatas, cebola, pimentão, pimenta vermelha picada, limão, coentro, sal e pimenta preta.
Sirva de almoço: como fazer o peixe inteiro
2. No forno ao vinho branco
Essa receita é semelhante à anterior, só que leva um pouco mais de ingredientes. O peixe é a gosto, mas a receita é feita considerando um peixe com mais de 1 quilo. Leva, também, batatinhas, muita cebola, alho, tomate em pedaços, azeite, o vinho, sal, pimenta, louro, salsinha, limão e páprica.
Sirva com arroz e salada: receita no forno ao vinho branco
3. Assado à portuguesa
Come-se muito peixe em Portugal e, diferente do que muitos pensam, não é só o famoso bacalhau. Para fazer uma receita dessas, tradicional, não pode deixar de assar o peixe junto com batatinhas que, além de ajudarem a absorver o sal, já servem de acompanhamento para a carne, assim terá um prato completo.
Veja tudo o que vai precisar: assado à portuguesa
4. Tainha assada fácil
A tainha também é um bom peixe para fazer no forno, inteira mesmo. É uma boa receita para quem não tem muitas habilidades na cozinha, só precisa comprar um peixe bem fresco e pedir para retirar as vísceras e a cabeça. Já vai estar pronto para assar.
Confira as dicas de preparo: tainha assada fácil
5. Filés assados
Se preferir preparar uma receita com os filés para não ficar aquela carcaça toda no prato, também fica ótimo. Essa receita leva os mesmos ingredientes sugeridos nas outras versões, como batatinhas, cebola, pimentão, cheiro-verde e ainda tem a adição de alcaparras, que são opcionais.
Siga o passo a passo: filés assados de peixe
6. Filés de tilápia no papel alumínio
Para fazer peixe no forno não precisa comprar peixe fresco e passar trabalho. Compre filés congelados de uma marca da sua confiança. Depois é só descongelar, picar os ingredientes que vão junto no prato e colocar no forno embrulhado em papel alumínio para acelerar o cozimento.
Veja como montar na assadeira: filés de tilápia
7. Salmão com batata-doce
Todas as receitas levam batatas, mas você pode variar o tipo de batata. A versão doce é uma ótima pedida, porque fica muito macia e contrasta muito bem com os sabores mais salgados e picantes do tempero.
Confira a lista completa de ingredientes: salmão com batata-doce
8. Peixe com bacon no forno
Para quem acha que bacon combina com tudo, pode adicionar várias tiras nessa receita para deixar o peixe ainda mais saboroso, com toque defumado. Essa versão é com peixe inteiro e temperado com suco de limão, sal, pimenta, cebola, manteiga e algum tempero pronto que goste de usar.
Sirva no almoço de domingo: peixe assado com bacon no forno