Quando você leva seu cachorro para passear, ele vai usando uma coleira peitoral ou uma coleira comum? Essa é uma questão importante porque cada acessório tem diferentes características, e podemos considerar que a peitoral para cachorros é a melhor opção. Mas, por quê?
Quem usa coleira comum em cachorro, pode não perceber a diferença que um modelo peitoral faz. Só que, depois de testar a peitoral para cachorros algumas vezes, fica fácil perceber qual o cão prefere usar.
Então, para iniciar, veja o que é uma coleira peitoral para cachorros e depois vamos ver as diferenças para a coleira comum, além de conhecer outros tipos de coleiras que são indicadas para diferentes situações.
Veja também: Mulher encontra e ajuda cão com a cabeça inchada
O que é uma coleira peitoral para cachorros?
A coleira peitoral é aquele modelo que fica ao redor do peito do cão, por cima e por baixo, e não apenas em volta do pescoço, como os modelos mais comuns.
Por causa disso, ela oferece mais segurança para o tutor que está segurando a guia, e também garante mais conforto para o cão.
É fácil imaginar que uma coleira peitoral seja mais confortável, passando em toda a região do peito, do que ter uma coleira amarrada em volta do pescoço, sendo puxado de forma mais agressiva o tempo todo.
O modelo peitoral é ideal para cachorros de pequeno porte para não machucar, mas, existem para todos os portes de cão, até os grandes, e nesse caso ajuda o tutor a levar o cachorro sentindo-se mais seguro.
Coleira comum
A coleira comum é também chamada de coleira plana, que é uma tira colocada ao redor do pescoço do cão.
É aquele modelo para uso diário, mesmo quando o cão não estiver passeando, pois serve para prender a plaquinha de identificação.
Ela pode ser usada para passear, mas, é indicada para cães bem tranquilos, que não costumam ficar puxando a guia, já que existe o risco dessa coleira comum machucar o pescoço ou até se soltar e o cão fugir.
Veja também: Como desengasgar cachorro? Veja o passo a passo
Coleira de liberação rápida
Assim como o nome sugere, este modelo de coleira abre fácil, pois não tem fivela. É ideal para você que leva o seu cão para passear em um parque ou campo, onde é seguro soltá-lo para correr, e depois é fácil de prendê-la de volta para ir embora.
Enforcador
Esse tipo de coleira é bastante usado por adestradores, já que ajuda a ter controle sobre o cão. Mas, é preciso saber usá-la sem machucar o cachorro, já que são mais recomendadas para os cães que puxam bastante durante os passeios.
Ela serve apenas para acalmar o cachorro muito agitado, porém, se for um animal muito forte, pode machucar quando ele puxar.
Veja também: Husky encontrado no lixo quase morto ganha nova chance