Menu

Pedilanthus: dicas de cultivo do sapatinho-do-diabo

Essa planta colorida vai atrair beija-flores e abelhas para o seu jardim

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

Pedilanthus tithymaloides é o nome científico da pedilanthus, planta conhecida pelos nomes populares de pedilanto, sapatinho-do-diabo, dois-amores e sapatinho-dos-jardins. Veja quais são as dicas de cultivo para ter essa bonita planta no seu jardim.

Características gerais da pedilanthus

Essa é uma planta arbustiva e suculenta, com seiva leitosa, perene, nativa da América Central e do Sul. Logo, se adapta à maioria das regiões do Brasil, exceto onde o frio é intenso no inverno. Pode atingir cerca de 1 metro e meio de altura, mas existem variedades anãs para serem plantadas em vasos.

A pedilanthus tem ramos verdes em zigue-zague, o que faz muita gente chamá-la por esse nome. Suas folhas são ovais e, conforme a variedade, podem ser verdinhas ou variegadas de cor branco, creme e rosa para dar um toque colorido ao jardim.

Suas flores são protegidas por brácteas de cor vermelho ou rosa, que fazem-nas ter um formato de sapatinho, e daí vem o outro nome popular da pedilanthus. Se quiser atrair beija-flores e abelhas para o jardim, essa é uma das espécies de que deve cultivar.

Publicidade

Luz ideal

Crédito: Reprodução

A pedilanthus se adapta bem ao sol pleno ou meia sombra, ou seja, pode pegar sol o dia todo ou apenas metade do dia sobre suas folhas. Mas é importante que deixe ela se adaptar a um desses dois tipos de insolação, pois toda planta cresce mais saudável quando está acostumada com o ambiente em que vive.

Regas

As regas na pedilanthus devem ser moderadas, quando notar que a superfície do solo está começando a secar. Embora seja uma planta tropical, que gosta de certa umidade, precisa cuidar para não deixar o solo encharcado, ou as raízes irão apodrecer e a planta ficará sensível a doenças, principalmente fungos.

Terra para plantio

Crédito: Reprodução

Na hora de plantar a sua pedilanthus, escolha um solo bem leve, com boa drenagem da água das regas ou da chuva, bem rico em matéria orgânica. Para isso, misture à terra comum um pouco de húmus de minhoca ou esterco curtido e uma pequena parte de areia de construção para deixar a terra mais leve.

Clima ideal para a pedilanthus

Como é uma planta tropical, ela se desenvolve melhor no calor. Os períodos de estiagem curtos são toleráveis, mas geadas e frios intensos podem matá-la. Além disso, os períodos de seca prolongada fazem a pedilanthus perder suas folhas.

Publicidade

Reprodução

Crédito: Reprodução

Para fazer mudas, pode escolher um ramo adulto, saudável e bem desenvolvido, quando for fazer uma poda na planta. Pode colocar esse ramo na água para enraizar ou plantar diretamente no solo, que enraíza do mesmo jeito, mas talvez demore um pouco mais. Essa é a reprodução por estaquia.

Veja também: Erros comuns na hora de decorar e usar o quintal

Sair da versão mobile