Passar as roupas e as peças de cama, mesa e banho é um hábito que se tem para deixar os tecidos lisinhos e para matar micro-organismos nocivos que possam ter impregnado no tecido enquanto a roupa estava no varal. Mas não é uma necessidade, caso você não queira.
No caso de você querer ou precisar, mas estar com dúvidas sobre o que pode passar e o que é melhor não passar para não estragar o tecido, confira as dicas a seguir.
Tecidos que amassam e roupas íntimas
As peças que precisam ser passadas são aquelas de tecidos que amassam muito, como as camisas sociais e outras peças de linho, algodão e seda, por exemplo. Se for para usar uma camisa social toda amassada, é melhor nem usar, pois o visual vai ficar bastante desleixado. O motivo é estético mesmo, assim como no caso dos lençóis. Se você faz questão de deixá-los lisos, mesmo se for dobrá-los, pode passar.
Veja também: Como passar roupas de linho e outros tecidos difíceis
Além dos tecidos que amassam fácil, também é interessante passar as calcinhas e cuecas com ferro bem quente para garantir que estejam bem secos antes de usar. Se essas peças forem guardadas úmidas, podem surgir fungos e bactérias que vão afetar a saúde íntima.
Se o tecido for sensível, como cetim, que queima, passe apenas a parte de algodão/microfibra do forro. No restante da peça, se fizer questão de passar, coloque uma toalha fina por cima e passe sobre a toalha. Sutiãs não precisam ser passados.
Tecidos que não amassam
Vários outros tipos de tecido não amassam depois de tirados do varal, mesmo se as peças não forem dobradas na hora. Então, passá-las é opcional. Esses tecidos são:
- Microfibra: muito usada em roupas e peças de cama e banho;
- Laicra: tecido usado nas roupas de banho, academia e blusinha/body, feito de elastano;
- Lã: usado em casacos, cobertas, meias, toucas, luvas, cachecóis;
- Acrílico: bem semelhante à lã, usado nos mesmo tipos de peças;
- Tactel: muito usado em roupas de estilo esportivo, que seca rápido;
- Náilon: muito usado em roupas esportivas e de academia.
Se você fizer questão de passar algum desses tecidos, coloque por cima da peça uma toalha fina ou lençol fino, evitando que o ferro entre em contato direto com a peça, pois pode queimar e estragar.
Veja também: Dicas para passar roupa mais rápido