Um caso de abuso está gerando polêmica na África do Sul. O pastor Bongoni Maseko sugeriu aos fiéis que bebessem óleo de motor para, assim, conseguirem cura e libertação.
A s imagens dos fiéis tomando o óleo foram publicadas na página do Facebook do Ministério da Respiração de Cristo, onde Bongani Maseko congrega.
Em algumas fotos, ele aparece sorrindo. Maseko garante que o óleo estava abençoado e, por isso, não causaria problemas de saúde aos fiéis que aceitassem beber a substância.
Ao pregar sobre o assunto, Maseko disse que Jesus Cristo cuspiu no chão, fez barro e usou a mistura para que um cego voltasse a enxergar. Disse, ainda, que a oração tem a capacidade de livrar qualquer substância de toxinas.
O caso ocorreu em Daveyton, distante 60 quilômetros de Pretória, a capital da África do Sul. A região está entre as mais empobrecidas do mundo.
Pastor foi acusado de ser charlatão
Maseko é acusado de aproveitar-se da fragilidade dos fiéis, que terminam por acreditam em tudo o que ele diz sem refletir nos perigos que correm.
Os fiéis são alertados para outras pessoas que, para quem é cristão, apenas a crença em Jesus Cristo como salvador é o suficiente para alcançar a salvação.
Usuários apontam que basta ler a Bíblia para saber que não há ordens de Jesus Cristo para a adoração a nenhum objeto, uso de adereços ou ingestão de substâncias para ser salvo.