pasta de dente caseira
Designed by Freepik

Como fazer pasta de dente caseira econômica e ecológica

Se você busca por maneiras de preservar o meio ambiente e a sua saúde, comece a fazer sua própria pasta de dente.

Publicidade

Todo mundo usa pasta de dente diariamente. Famílias grandes usam uma quantidade maior, mas dá para fazer uma economia aí trocando as versões comuns por outras não industrializadas. A pasta de dente caseira é uma alternativa à pasta comprada no supermercado e não dá muito trabalho para fazer em casa. Aprenda três receitas, faça o teste e escolha sua favorita.

3 Receitas de pasta de dente caseira

Todas as receitas levam produtos naturais. Perceba que nenhuma delas contém água oxigenada nem bicarbonato de sódio. Esse agentes podem ser prejudiciais aos dentes e gengivas, especialmente quando usados com frequência.

1. Pasta de dente caseira de óleo de coco

O óleo de coco é um ingrediente cada vez mais utilizado, seja na culinária ou em uso cosmético. Saiba que ele também serve para fazer pasta de dente. Veja como.

Ingredientes

  • Água filtrada: 2 a 3 colheres de sopa;
  • Óleo de coco: 4 colheres de sopa;
  • Sal marinho: meia colher de chá;
  • Argila bentonítica (encontrada em farmácias ou lojas de cosméticos): 4 colheres de sopa;
  • Óleo essencial de hortelã-pimenta: até 15 gotas.

Modo de preparo

1. Em uma tigela, coloque a água, o sal, o óleo de coco e o óleo essencial. Misture bem.

Publicidade

2. Depois adicione a argila e misture tudo mais uma vez, até ficar bem homogêneo e consistente.

3. Armazene em um pote esterilizado para utilizar.

2. Pasta de dente caseira de babosa

A babosa ou aloe vera é uma planta muito benéfica para a saúde, utilizada para tratar a pele e os cabelos. Veja agora como ela também pode ser usada para limpar seus dentes.

Ingredientes

  • Gel de babosa: 2 colheres de sopa;
  • Óleo essencial de hortelã-pimenta: 2 gotas.

Modo de preparo

1. Comece pegando uma folha de babosa e cortado ao meio para extrair o gel.

2. Separe a quantidade que for utilizar para a pasta de dente. Com o restante você pode fazer uma máscara para a pele ou para os cabelos.

Publicidade

3. Depois é só colocar as duas colheres de sopa de babosa em um recipiente e misturar com as gotas de hortelã-pimenta. Armazene em um pote esterilizado.

3. Pasta de dente caseira com argila branca

Para fazer essa opção de pasta, precisa comprar o pó de argila branca que pode ser ingerido. Preste muita atenção nas recomendações do rótulo do produto.

Ingredientes

  • Água filtrada: 1 copo;
  • Sal marinho: 1 pitada;
  • Argila branca: 3 colheres de sopa;
  • Sálvia ou tomilho: 1 colher de chá;
  • Óleo de hortelã-pimenta: 2 gotas.

Modo de preparo

1. O primeiro passo é levar a água para aquecer e misturar a sálvia ou o tomilho, fazendo uma infusão. Deixe amornar, coe e coloque duas colheres de sopa dessa infusão em um copo.

Publicidade

2. Adicione o sal e o óleo de hortelã. Em seguida, coloque a argila e misture muito bem até ficar homogêneo.

3. Depois armazene em um pote esterilizado e guarde na geladeira.

Benefícios de fazer a própria pasta de dente

Fazer a sua pasta de dente caseira é muito melhor para a saúde porque você só usa ingredientes naturais. Muitas pastas compradas nos supermercados contém aditivos químicos que podem ser prejudiciais à saúde, especialmente a pessoas sensíveis.

Publicidade

Além disso, se você tem consciência ambiental, sabe que a embalagem da pasta comprada no supermercado só serve para poluir o meio ambiente. Tanto a fabricação quanto o descarte das embalagens de plástico e papelão agridem a natureza.

Se você também se preocupa em não utilizar produtos testados em animais, essa é outra razão para fazer pasta de dente caseira. Infelizmente no Brasil ainda há locais em que os testes em animais são permitidos.

Então, tire proveito dos ingredientes que a natureza dá, e fabrique sua própria pasta de dente para cuidar do meio ambiente e da sua saúde.

Publicidade

Antes de realizar os procedimentos, faça um teste em sua pele para saber se não causará desconfortos. Cada organismo reage de uma forma e o médico especialista deverá ser consultado para potencializar e acompanhar os resultados desejados.

PODE GOSTAR TAMBÉM