A pasta de alho pode ser comprada pronta, mas fica mais saborosa e saudável quando feita em casa. Diferente do molho de alho, que se come igual a ketchup e maionese, a pasta normalmente é mais concentrada e usada como tempero.
As versões mais concentradas são boas para passar em carnes, no pão de alho para assar, para temperar o arroz, o feijão, a batata assada e onde mais costuma usar alho e cebola. O sabor fica delicioso e você pode escolher diferentes combinações de ingredientes, fazendo versões dos temperos completos, só que caseiros. Veja essas sugestões.
Como fazer pasta de alho: 7 opções
A receita da pasta é bem simples, desde que você tenha onde triturar ou esmagar os ingredientes para ficarem na consistência certa. Fora isso, só precisa escolher seus ingredientes preferidos e fazer os experimentos na cozinha. Veja versões mais cremosas e outras mais concentradas; é só clicar no nome e ir direto ao passo a passo.
1. Pasta para pão de alho de churrasco
Para começar, uma versão bem completa, especialmente para temperar os pãezinhos assados durante o churrasco. Você vai precisar de manteiga com sal, orégano, pimenta do reino, requeijão, parmesão, alho e sal. Só em ver os ingredientes já dá para imaginar como fica saboroso.
2. Alho-poró
Essa é uma versão com sabor diferente, porque o ingrediente principal é o alho-poró. Ela é ideal para ser usada como patê, passando em pães, torradas e canapés. Vai precisar da parte verde do alho-poró, de alho comum, óleo, sal e pimenta.
3. Com margarina
Há quem prefira o sabor da margarina ao da manteiga, e há receitas em que ela deixa a textura melhor mesmo. Nessa usa-se a margarina, também parmesão, requeijão, alho picado, orégano, manjericão, sal e pimenta. É mais uma das versões perfeitas para o pão de churrasco.
4. Ricota com alho
Com a ricota, a textura faz jus ao nome, ou seja, mais arenosa do que cremosa. Também é boa para passar no pão, mas sem levar ao forno ou churrasqueira. Fica melhor como patê.
5. Tempero de alho com coentro
Agora sim, uma opção especialmente para usar no tempero da comida. Ela é verdinha porque é feita com coentros. Ideal para quando não tem tempo de deixar a carne marinando, já que o sabor é forte e pega mais rápido na carne.
6. Tempero simples
Se você preferir fazer o tempero sem usar coentro, também tem uma versão interessante. Faça em quantidade maior para ter ao longo de umas duas semanas. Para fazer, só vai precisar misturar cebola, alho, sal e óleo. É o melhor tempero para evitar ter que descascar alho e cebola toda vez que for cozinhar.
7. Alho negro
O alho negro é uma versão fermentada do alho comum. Pode ser comprado pronto e você usa para fazer receitas como essa, que leva também ricota fresca, cream cheese, cebola, creme de leite fresco, molho inglês, sal e pimenta-do-reino. Ideal para servir como patê.