As plantas de plástico são uma ótima alternativa para quem gosta do visual das plantas na decoração, mas não tem tempo ou disposição para cuidar de plantas naturais.
Também são uma boa ideia para decorar ambientes sem iluminação adequada para plantas ou quando você quer ter dentro de casa uma espécie que só poderia ser cultivada do lado de fora, por exemplo.
Então, se você já tem ou está pensando em ter plantas de plástico, saiba como limpá-las sem estragar, mantendo-as em perfeito estado por um longo tempo.
Água e detergente
Para a maior parte da limpeza da casa a dica é a mesma: água com detergente ou sabão neutro. Juntos, esses ingredientes limpam e dão brilho a diversas superfícies e objetos, inclusive plantas de plástico.
Faça uma misturinha de água com um pouquinho detergente, pegue um pano macio e limpe suas plantas artificiais com delicadeza para não soltar partes pequenas ou frágeis. O pano deve estar apenas úmido e, assim, pode nem precisar secar depois.
Vinagre para manchas
Se a sua planta de plástico sofreu um acidente ou desenvolveu bolor e ficou manchada, o vinagre é seu grande aliado. Faça o mesmo procedimento da dica anterior, mas substituindo o detergente por vinagre.
Lustra-móveis para dar brilho
Essa dica funciona, mas não com muita frequência. Depois de limpar a sua planta de plástico com uma das dicas anteriores, pode usar uma camada muito fina de lustra-móveis e esfregar um pano bem macio para deixá-las mais brilhosas.
Porém, como esse produto tem uma camada oleosa, pode aumentar a camada de poeira com o passar dos dias, pois a poeira gruda nessa camada. Use só de vez em quando e só se, na sua casa, não acumula muito pó em pouco tempo, ou você terá que limpá-las ainda mais.