Esse é o tipo de cena de filme que a gente se desespera só de imaginar acontecendo na vida real. Mas, aconteceu no dia 10 de maio e o passageiro foi um verdadeiro herói, junto com o controlador de voo que lhe deu as instruções do que fazer.
O caso aconteceu enquanto um monomotor Cessna 208 estava indo em direção ao aeroporto de Palm Beach, na Flórida, Estados Unidos.
O piloto da aeronave ficou incapacitado de continuar pilotando, e um dos passageiros se viu obrigado a fazer alguma coisa ou eles iriam morrer.
Veja também: Youtuber provoca acidente de avião para ganhar visualizações
O passageiro agiu rápido
Um áudio divulgado pelo site Live Air Traffic mostra o passageiro, que não teve a identidade revelada, avisando a torre de controle o que havia acontecido e que não sabia pilotar o monomotor. “Meu piloto ficou confuso, e eu não tenho ideia de como conduzir o avião.”
Bem, ao que parece, alguma ideia ele tinha, pois a cabine de um avião é um ambiente completamente confuso para quem não tem noção da serventia de tantos botões. Mas, claro que o homem estava nervoso na hora, e ainda assim conseguiu agir.
Naquele momento em que o passageiro pediu ajuda, um controlador de tráfego aéreo passou a fornecer instruções de como pousar a aeronave, orientando o passageiro a manter as asas niveladas e a “empurrar os controles para frente, descendo a uma velocidade bem lenta”. “Estamos tentando localizá-lo”, disse.
Aproveite e veja: Avião de Miley Cyrus faz pouso de emergência após ser atingido por um raio
A experiência do controlador fez a diferença
A conversa entre o passageiro e o controlador de voo durou cerca de 10 minutos. O passageiro disse que não sabia onde estava, mas que estava vendo a costa da Flórida em sua frente.
O experiente controlador de tráfego aéreo que o guiou, Robert Morgan, relatou à WPBF, afiliada local da rede ABC, que nunca havia pilotado uma aeronave daquele modelo, embora seja instrutor de voo e controlador há 20 anos. Então, para passar as instruções, ele buscou imagens da cabine de pilotagem na internet.
“Eu só sabia que tinha que mantê-lo calmo, guiá-lo até a pista e dizer como reduzir a potência para que ele pudesse descer e pousar corretamente”, relatou Morgan. “Antes que eu percebesse, ele disse: ‘Estou no chão, como faço para desligar essa coisa?’.”
“Foi muito bom ajudar alguém, e ele me disse que mal podia esperar para chegar em casa e abraçar sua mulher grávida”, acrescentou Morgan.
Aproveite e veja: Medo de avião: de onde vem e o que fazer para lidar
O caso está sendo investigado
Em outro trecho do áudio, um outro operador de tráfego aéreo conta a um piloto da companhia American Airlines prestes a decolar na Carolina do Norte que o passageiro conseguiu realizar o pouso.
“Você disse que os passageiros pousaram a aeronave?”, responde ele. “Meu Deus. Ótimo trabalho.” Por sorte, essa história teve um final feliz. E leia-se sorte como ter as pessoas certas na hora certa.
A Administração Federal de Aviação dos EUA disse à CNN que está investigando o caso, acrescentando que a condição do piloto, que teria tido um “possível problema médico”, não foi divulgada.
Veja também: Mulher tenta embarcar em avião transportando botijão de gás
Fonte: Folha de São Paulo