Menu

Parto prematuro: cuidados que ajudam a evitar

Nem sempre é possível evitar um parto prematuro, mas existem alguns cuidados que trazem mais segurança

Crédito: Freepik

Publicidade

Toda gestante tem receio de um parto prematuro, pois pode colocar a vida ou a saúde do seu bebê em risco. A prematuridade significa que o bebê nasceu mais cedo, antes de estar totalmente pronto.

É por isso que, embora não aconteça sempre, o parto prematuro pode deixar sequelas no bebê. Há casos em que a prematuridade é inevitável e não depende das atitudes da gestante. Mas, existem alguns cuidados que a mamãe pode ter para evitar um parto prematuro.

Veja também: Meu bebê nasceu prematuro! E agora?

Vá ao médico assim que souber da gravidez

É muito importante que a gestante comece o seu pré-natal logo quando souber que está grávida. Assim o médico obstetra pode acompanhar a gestação desde o início.

Se notar que o bebê está se formando de forma diferente ao esperado, e for necessário algum tipo de tratamento ou cuidado especial, as chances de sucesso são maiores quando o problema é descoberto o quanto antes.

Publicidade

Veja também: Pré-natal na gravidez: veja a importância de fazer e quando começar

Seja sincera sobre seu histórico de saúde

Existem várias condições que são passadas geneticamente de mãe para filho ou até dos avós. Então, não esconda do médico qualquer condição de saúde que possa ter herdado geneticamente, mesmo que seja portadora, mas não tenha desenvolvido.

E se tem alguma doença ou alergia, ainda que sob controle, fale também. Tudo isso serve de alerta para o médico em cada consulta do pré-natal em que ele for verificar o bebê. Se ele notar qualquer alteração, saberá quais as possibilidades de causa.

Tome todas as vacinas necessárias

É muito importante que a mãe esteja com todas as vacinas em dia, pois existem doenças que, se forem transmitidas da mãe para o bebê, podem deixar sequelas permanentes, como toxoplasmose, hepatite e rubéola. Fale com seu obstetra para saber quais são as vacinas que você precisa tomar.

Publicidade

Veja também: Gestantes vacinadas têm bebês com anticorpos contra Covid

Alimente-se com qualidade

Nem demais, nem de menos. Se você comer demais, alimentos que não são saudáveis, aumentará o risco de parto prematuro e de obesidade no seu bebê. Se comer de menos, ele poderá nascer prematuro por falta de nutrientes. Em ambos os casos, o bebê não conseguirá se desenvolver de forma adequada, podendo já nascer com doenças.

Veja também: Dieta para diabetes gestacional: o que pode e não pode comer?

Publicidade

Tome as vitaminas que o médico recomendar

Mesmo mantendo uma alimentação saudável e equilibrada, algumas gestantes podem precisar de suplemento de vitaminas e minerais. Mas, só tome os que seu médico recomendar, pois cada gestante tem necessidades particulares.

Aproveite e veja: Conheça algumas das melhores vitaminas para gestante

Sair da versão mobile