Nós somos mamíferos, animais com instinto e deveríamos saber como lidar com a geração de uma nova vida de forma menos técnica, metódica e, por vezes, cruel – onde não há respeito às dores e necessidades da mãe.
O parto humanizado visa trazer de volta essa origem do acolhimento mãe e filhote, aliada às técnicas modernas de cuidado e higiene.
O momento do parto é muito impactante para o bebê. Ele sai do seu lugar de origem, quentinho, com os sons do coração e do corpo da mãe, para um mundo seco, gelado e barulhento. O processo pode ser assustador. Mas algumas técnicas de acolhimento humanizado estão fazendo a diferença.
Acolhimento no parto humanizado
O parto humanizado começa desde o pré-natal, com muito estudo e preparação. Uma boa equipe de apoio é fundamental, ter pessoas que compreendam não somente a técnica como também o lado humano de se receber um novo membro para a família.
Compreender que essa passagem deve ser feita de forma gradual é o primeiro passo para uma chegada tranquila. O acolhimento do bebê, no parto humanizado, é então pensado para simular o ambiente ao qual ele estava acostumado, fazendo uma transição lenta e prazerosa.
Técnicas de acolhimento humanizado
Nada de puxões, empurrões, pressa, tapa no bumbum. O acolhimento do bebê é suave e pode ocorrer dentro da água morna, para simular o líquido amniótico.
Para ajudar a mamãe, o ambiente tem que estar da forma que ela se sente bem. Pode usar velas, luz suave, música, sons… Pode ter a família reunida ou somente ela. Muitos pais participam desse momento, ficando na mesma água onde o bebê vai chegar, dando apoio e carinho para a gestante.
Passos do acolhimento
Além de respeitar o tempo da mãe e do bebê, com massagens, exercícios, caminhadas e muita conversa, a enfermeira Cinthia Calsinski diz que deve-se receber o novo membro da família seguindo os seguintes passos:
- Ao nascer, o bebê deve ficar abraçado com a mãe, pele com pele
- Sua cabecinha deve estar junto ao coração, para que ele possa se acalmar com as já familiares batidas
- O cordão deve ser cortado um pouco depois, não imediatamente. Assim permite-se uma respiração gradual
- A amamentação deve ser feita na primeira hora e pode ser logo que nascer, é uma escolha mãe e bebê
- A maior regra de todas é muito amor e paciência com essa difícil transição que o pequeno passa, do seu mundinho apertado, seguro e quentinho, para esse outro que a gente conhece muito bem.
Você já conhecia o parto humanizado? O que você acha dessa técnica? Compartilhe com a gente!
Fonte: http://gravidez.online/parto-humanizado-natural/