Uma parede de tijolinho à vista deixa a casa mais bonita e acolhedora. Essas paredes costumavam ser usadas em áreas de festas com churrasqueira para trazer uma pegada rústica, mas hoje em dia estão fazendo a decoração de cozinhas, quartos e salas também.
Inclusive, você não precisa se restringir ao modelo clássico, com tijolinhos de cor alaranjado-escuro e cimento, e nem mesmo precisa quebrar parede para realizar esse desejo. Os papéis de parede com estampa de tijolinhos estão aí para renovar seus ambientes do jeito mais prático e barato possível. Veja como fazer todas as opções.
Como fazer uma parede de tijolinho de verdade?
Se a sua intenção for fazer uma parede de tijolinho maciço de verdade, aí você está falando sobre fazer uma pequena obra na casa. Então, a casa precisa ser sua ou o proprietário precisa permitir.
Em algumas construções de alvenaria são usados tijolinhos maciços desses menores, iguais aos da parede de tijolinhos à vista.
Se esses tijolinhos foram usados na construção da sua casa, você pode contratar pedreiros para removerem a tinta e o reboco da parede, deixando os tijolinhos à mostra e fazendo um acabamento com resina para ficar bonito e protegido contra umidade.
A forma de saber se a parede foi feita com tijolinho maciço é consultando o projeto arquitetônico de construção da casa.
No entanto, essa não é a forma mais prática e recomendada de ter uma parede de tijolinhos de verdade, a menos que você esteja disposto a fazer mais bagunça e não possa perder qualquer espaço no ambiente, que seria ocupado por novos tijolos na frente da parede atual.
Agora, se a parede for feita de tijolos comuns, tem duas opções:
Opção 1: vai ser preciso derrubá-la e reconstruí-la com tijolinhos maciços. Antes de fazer isso, precisa consultar a planta da casa para saber se aquela parede pode ser derrubada sem danificar rede elétrica ou hidráulica. Na dúvida, consulte um engenheiro civil para dar as orientações.
Opção 2: preencher a parede existente com tijolinhos maciços, sejam de modelo rústico ou laminado, que já tem um acabamento com laterais mais retas e é lisinho. Só que nesse caso você vai perder alguns centímetros de espaço no ambiente.
Nesse tipo de parede da opção 2, você só vai precisar comprar a quantidade de tijolinhos necessária para preencher toda a parede, e também o cimento necessário para assentar cada tijolinho na parede existente, sem precisar quebrar nada. Além disso, vai precisar contratar um pedreiro que seja bem caprichoso nos acabamentos e que saiba fazer esse modelo de parede.
Confira, no vídeo abaixo, todos os passos para fazer uma parede de tijolinho de verdade sem precisar de quebra-quebra:
Parede de tijolinho feita de revestimento
Se você quiser ter uma parede de tijolinho falsa, sem precisar de obra, cimento, tijolo de verdade e pedreiro, a solução mais prática e barata é usar um revestimento, o famoso papel de parede.
Como colocar papel de parede de tijolinho?
A instalação do papel de parede é bem simples. Os cuidados são com a limpeza da parede e na hora de colar para não ficar amassado. Veja o passo a passo no vídeo abaixo, e depois confira alguns modelos para se inspirar a escolher o seu:
Você pode escolher entre uma infinidade de cores de tijolinhos
Alguns modelos possuem efeito 3D para ficar mais parecido com tijolos de verdade
Perfeito para dar mais cor e profundidade a uma sala simples
No quarto, o efeito do da parede de tijolinho traz muito mais acolhimento
Essa parede é com tijolos rústicos de verdade, mas você encontra papéis de parede com esse feito bem realístico
Crédito das imagens: Tua Casa