O cimento queimado tem estado super em alta devido ao seu ar sofisticado e rústico. Apesar disso, esse material não é uma novidade. A inovação do cimento queimado não está no seu material, mas sim na sua utilização, que atualmente está mais voltado aos fins decorativos de interiores. Um exemplo é a parede de cimento queimado, que se tornou uma febre na internet.
Como fazer parede de cimento queimado: passo a passo
Uma das maneiras mais simples de preparar uma parede de cimento queimado é com a utilização da massa corrida. Essa preparação é muito simples, pois você pode aplicar um corante para a massa corrida e ela logo ficará com uma aparência muito parecida com a de cimento queimado.
Para começar a sua obra de arte, você vai precisar apenas de massa corrida, água, pigmento preto e cera. Confira o passo a passo:
Passo 1
Comece a adicionar água à massa corrida aos poucos e misture bem. Mexa até que fique uma textura bem pastosa, como se fosse uma massa de bolo.
Passo 2
Adicione o pigmento preto até que fique com o tom desejado.
Passo 3
Com a mistura já pronta, utilize uma desempenadeira para aplicar a massa na parede. Tente manter os movimentos circulares e não se preocupe se aparentar estar com uma camada muito fina ou fraca, pois serão necessárias de duas a três demãos para que fique com a aparência correta de cimento queimado.
Passo 4
Espere cerca de 12 horas para poder aplicar a demão seguinte.
Passo 5
Após finalizar tudo, espere secar completamente para começar a lixar. Não é necessário que utilize uma lixa muito grossa. Avalie bem a textura que você deseja e utilize a lixa que desempenhar melhor esse papel.
Se você quiser um cimento queimado mais rústico, você pode apenas lixar com um pano grosso e úmido. Dessa forma, o pano removerá as imperfeições, mas ainda manterá o aspecto de cimento.
Passo 6
Para finalizar, aplique uma camada de cera por toda a área para dar o acabamento. A cera ajuda a dar um aspecto brilhante e menos grosseiro no resultado final, deixando a parede de cimento queimado impecável.
Onde e como usar?
A parede pode ser usada em todos os ambientes da casa, porém é recomendado que evite utilizá-la em ambientes que tenham muita umidade, como os banheiros, e também os que tenham muita incidência de raios solares ou variações altas de temperatura. Esses ambientes são evitados pois se não houver a aplicação correta degradam-se muito rápido com o aparecimento de rachaduras, por exemplo.
Apesar disso, esses ambientes ainda podem desfrutar dessa tendência, mas é interessante que seja aplicado por um profissional que tomará as medidas necessárias para que a degradação seja mais lenta.
Além da aplicação de cimento queimado nas paredes, você também pode optar por aplicá-lo no chão, teto, pias, nichos, banheiras e bancadas. Entretanto deve estar alerta, pois a aplicação desse material em ambientes úmidos pode deixar a superfície escorregadia quando estiver molhada.
Uma das melhores combinações desse material é a de cimento queimado com madeira. Esse arranjo fica rústico e sofisticado. Você também pode substituir o pigmento preto por um pigmento colorido para deixar o ambiente mais alegre sem perder a elegância do cimento queimado.