Já dizia o ditado: quem conta um conto aumenta um ponto. Além de não ser educado, fazer fococa é pecado! Para ajudar as pessoas a se livrar desse mal, o eclesiástico e autor, Dwight Longenecker, da paróquia americana Nossa Senhora do Rosário na Carolina do Sul publicou no registro Católico Nacional, 10 modos de se evitar fazer fofocar.
Quem fez ou faz o estudo da catequese sabe que a igreja condena esse ato e que é importante respeitar a reputação e a honra do povo proibindo qualquer desrespeito e mentira em palavras ou atitudes. Segundo o padre temos que ter cuidado com as meias verdades, essas histórias contadas onde só metade é verdadeira e o resto é inventado. Anote as 10 dicas e pratique na sua vida.
Acredite nas pessoas, mas nem tanto
Quem conta algo, acredita de verdade que está falando o que realmente ocorreu, do ponto de vista dele, mas nunca se esqueça que existe um outro lado nessa história que não foi ouvida.
Tenha conhecimento da história toda
Não se deve levar a ferro e fogo o que lhe é dito sem saber de fato o que aconteceu na realidade. Apure com o maior número de pessoas que conseguir para saber se foi daquela maneira mesmo.
Fale diretamente com a pessoa
Se falarem daquela pessoa, vá até ela e lhe pergunte se é verdade antes de passar a informação para frente.
Duvide
O sacerdote diz que devemos acreditar no melhor e não sempre no lado ruim. Se souber de algo maldoso sobre alguém, lhe dê o poder da dúvida, imagine porque ele fez tal ato e o que o levaria a isso.
Boca fechada
Você não precisa sair por aí contando a vida dos outros para todo mundo. Você tem uma boca e duas orelhas e isso é um sinal que devemos falar menos e ouvir mais.
Questione o fofoqueiro
Ao escutar uma história que lhe parece absurda pergunte se quem está lhe contando tem certeza que aquela informação é verdadeira.
Percebeu que não é verdade, fale
Mostre ao interlocutor que você já percebeu que o propósito daquela conversa é apenas fofocar da vida alheia e sinalize que você não está interessado. Diga que não acredita e que a pessoa em questão deveria parar de espalhar a história.
Foque na verdade
O padre questiona porque perdemos tanto tempo com essas fofocas pequenas e inúteis que em nada mudaram a vida de quem conta e de quem escuta.
A fofoca é maldosa
O motivo principal de uma fofoca é fazer com que a pessoa que espalha se sinta superior, pois ela acha que falar coisas ruins da vida de outras pessoas vá faze-la se sentir melhor momentaneamente.
Oração pelos atingidos
O que você pode fazer de melhor em uma situação como essa é rezar pedindo misericórdia para aqueles que espalham fofocas sem dó, nem piedade.
Já foi alvo de alguma fofoca? Conte sua história para gente!