A ansiedade é uma das doenças que mais afeta as pessoas nos dias atuais. Pensar demais nos problemas pode criar um grande ciclo de preocupações no cérebro, o que vai gerar mais ansiedade para o indivíduo. Parar de pensar demais em tudo pode não ser uma tarefa fácil, mas é fundamental para manter a ansiedade controlada.
Como parar de pensar demais e ser menos ansioso
Quando você se encontra dando voltas e voltas em seus pensamentos e tentando lidar com problemas e coisas que acontecem no dia a dia, você começa a ficar mais ansioso. Para ajudar, siga as dicas abaixo.
Esteja mais atento
Para parar de pensar demais em algo que aconteceu, sejam esses pensamentos quais forem, dê um passo atrás e análise o porquê de estar se deixando consumir pelas coisas que você pensa.
A partir do momento que você identifica quando começa a pensar demais em um episódio, é mais fácil parar com o processo e evitar que ele aconteça novamente.
Se mantenha positivo
O medo muitas vezes está associado aos pensamentos em demasia. A possibilidade de erro que uma pessoa pode ter traz insegurança e ansiedade. Se esse é o caso em que você se encontra, tente imaginar todas as coisas dando certo e mantenha o pensamento positivo. Isso vai ajudar a diminuir as preocupações e medos.
Se distraia mais
Quando você começar a pensar demais, levante-se e troque de lugar. Às vezes, um novo ponto de vista (literalmente) pode ser suficiente para tirar você de um processo de pensamento contínuo.
Você também pode tentar se distrair com um novo hobby, como correr, bordar, dançar ou aprender a tocar um instrumento.
Deixe dicas visuais
Deixe recadinhos de você para você mesmo em locais visíveis. Coloque um sinal de “pare” na sua mesa de trabalho ou no espelho do banheiro, por exemplo.
Esses pequenos lembretes podem ser essenciais para interromper o processo de pensar demais. Essas são maneiras criativas que ajudam a impedir que você entre em ciclos de pensamentos constantes e contínuos.
Pare de ser perfeccionista
As coisas nunca acontecem de acordo com o planejado e isso é algo que todos devem se acostumar. Evite pensar que tudo tem que ser perfeito.
É mais importante encontrar satisfação em progredir do que em tudo ser perfeito. Quando você pensa em como deveria ter feito alguma coisa ou o que deveria ter falado em determinada situação, começa o processo de pensar demais.
Defina um tempo para as decisões
Se você é o tipo de pessoa que demora muito tempo para tomar uma decisão, isso pode lhe levar ao excesso de pensamento. Você vai ver a situação de muitos ângulos e resultados diferentes e vai acabar se estressando.
Defina um limite de quanto tempo você pensa em algo antes de tomar uma decisão. Ajuste esse tempo dependendo de quão grande é a decisão.
Tenha pessoas positivas a sua volta
Evite ter amigos que são muito preocupados, amigos que tendem a pensar demais nas coisas como você faz. Ter no seu ciclo de amizades uma pessoa positiva vai ajudar você a pensar positivamente também.
Viva o momento
Pare, desacelere e seja grato pelas memórias que você está fazendo agora. Pare de tentar analisar o passado ou se preocupar com o que você tem que fazer no futuro. Mantenha-se concentrado e presente no que acontece agora.