Muitas pessoas sentem que a mandíbula estala quando está mastigando algo ou bocejando, por exemplo. Se esse estalo acontece com certa frequência, pode ser um sinal de problema na articulação temporomandibular, chamada de ATM.
O que pode ser?
A articulação temporomandibular é aquela que fica na região próxima das orelhas, que faz a junção das arcadas inferior e superior, e é a articulação da mandíbula com o crânio. Quando estalos acontecem com frequência, seja ao abrir ou fechar a boca, pode ser um sinal de que existem um problema interno nessa articulação.
O mais comum é que seja um caso de bruxismo (ranger dos dentes) ou apertamento da mandíbula (hábito de apertar os dentes). Esses problemas podem ocorrer por diferentes fatores, e às vezes a pessoa só range ou aperta os dentes dormindo, então nem sabe que os tem. Só vai desconfiar quando acorda com dores nos dentes.
O que fazer?
Mesmo se não estiver com dor nos dentes ou na mandíbula, mas estiver notando estalos frequentes ao abrir ou fechar a boca, o ideal é consultar um dentista. Ele fará uma avaliação para descobrir a causa do problema e prescrever o melhor tratamento.
Tratamentos para estalo na mandíbula
Os tratamentos variam conforme a causa e a gravidade do problema. Se o paciente estiver com uma inflamação nas articulações temporomandibulares, poderá precisar de medicação anti-inflamatória.
Mesmo assim, vai ser necessário resolver a causa. Se for bruxismo ou apertamento, o dentista poderá recomendar o uso de uma placa de acrílico que é colocada entre os dentes, evitando que os dentes de cima e de baixo se encontrem quando a pessoa ranger ou apertar.
Existe também um tratamento com toxina botulínica (Botox) para prevenir o apertamento e o bruxismo, no caso de usar aparelho dentário ou precisar controlar os problemas durante o dia e não puder ou quiser usar a placa o tempo todo.
Além desses métodos, caso eles não resolvam, tem a possibilidade de fazer uma lavagem e lubrificação da articulação por vídeo, ou mesmo uma cirurgia das articulações.
Tratando a causa
Os tratamentos mencionados acima servem para tratar das consequências, mas não da causa. Muitas vezes, o ranger ou apertar constante dos dentes está relacionado a problemas de estresse e ansiedade ou a transtornos da mente que também envolvem o sistema nervoso.
Por isso, é essencial seguir as recomendações do dentista para resolver as causas, ao mesmo tempo em que resolve as consequências. Do contrário, o quadro poderá evoluir e causar mais problemas, como dentes quebrados e inflamações graves das gengivas e articulações.