Menu

Paralisia do sono: o que é e como evitar?

Você já acordou e não conseguiu se mexer? Pode ter sido um episódio de paralisia do sono.

Publicidade

A paralisia do sono é considerada um transtorno e seus registros são bem antigos. Mas devido à falta de estudos sobre o tema há algumas décadas, acreditava-se que se tratava de episódios extracorpóreos envolvendo o sobrenatural.

Entretanto, com os avanços da medicina, comprovou-se que a paralisia do sono é um acontecimento natural que pode ocorrer em determinadas situações, conforme o estilo de vida do indivíduo.

Quando acontece a paralisia do sono?

A paralisia do sono pode acontecer enquanto o indivíduo está adormecendo ou assim que acorda. Apesar de estar consciente de estar acordado, não consegue falar nem se mexer, resultando em um episódio de medo e ansiedade, quando não sabe lidar com a situação.

Como acontece?

Episódios de paralisia do sono são como uma falha mecânica entre cérebro e músculos. Enquanto estamos dormindo nosso cérebro relaxa todos os músculos e procura mantê-los imóveis para poupar energia e para evitar movimentos bruscos quando estamos sonhando.

Publicidade

Porém, pode acontecer de acordarmos repentinamente e o cérebro não enviar os estímulos de movimento imediatamente aos músculos, causando instantes de paralisia, que podem levar segundos ou minutos.

Sintomas da paralisia do sono

Só sabemos que estamos tendo paralisia do sono quando ela acontece ou depois de ter acontecido, o que pode gerar muito medo de que aconteça novamente. Isso porque outras coisas tendem a acontecer durante a paralisia.

Com a falta de controle dos movimentos do corpo, ocorre uma grande ansiedade ou terror, dependendo de como a pessoa encara a situação, então o cérebro pode ter alucinações, dando a impressão de estar ouvindo vozes, de estar sendo observado ou mesmo segurado por alguém.

No caso de ouvir sons estranhos, pode ser apenas os movimentos dos músculos do ouvido, já que estes permanecem funcionando mesmo quando os demais músculos estão paralisados. Outros sintomas que pode sentir enquanto está paralisado, são:

Publicidade
  • Falta de ar;
  • Sensação de estar flutuando ou caindo;
  • Sensação de estar se afogando;
  • Não conseguir mover o corpo.

Quais são as causas desse transtorno?

A paralisia do sono pode acontecer uma ou duas vezes ao longo da vida, sendo considerado um episódio normal. O que deve ser investigado são casos recorrentes (mais de uma vez por mês), que podem estar ligados a fatores como:

  • Dormir pouco;
  • Ingerir estimulantes antes de dormir;
  • Não ter horário para dormir ou acordar;
  • Estresse e ansiedade;
  • Medicamentos em excesso.

Como agir em um episódio?

O primeiro passo você já está fazendo agora: buscar conhecimento sobre o que é o problema para saber identificá-lo caso aconteça. A partir daí, você precisa procurar se manter calmo e consciente de que é apenas uma falha de comunicação entre seu cérebro e seus músculos.

No momento da paralisia, procure respirar calmamente e concentrar-se em tentar mexer seus pés ou mãos para incentivar seu cérebro a enviar os sinais para os músculos. Mesmo que tenha dificuldade, saiba que em alguns instantes tudo irá voltar ao normal.

Publicidade

Como prevenir a paralisia do sono?

Com base nas causas do problema, existem algumas formas de prevenção, que são:

  • Dormir de 6 a 8 horas por noite;
  • Ir dormir e acordar sempre no mesmo horário;
  • Não ingerir bebidas estimulantes perto da hora de ir dormir;
  • Não ingerir alimentos pesados cerca de 3 horas antes de ir dormir;
  • Conversar com seu médico sobre a possibilidade de usar remédios naturais;
  • Praticar exercícios físicos de manhã;
  • Manter o ambiente do quarto confortável (bom colchão, luz baixa, temperatura agradável);
  • Fazer meditação antes de dormir.

O que fazer caso os episódios se repitam?

A melhor forma de lidar com episódios repetitivos de paralisia do sono é procurando um neurologista ou um médico especialista em distúrbios do sono para investigar a causa do problema.

Enquanto isso, se tiver um parceiro que dorme ao seu lado, avise a ele sobre o que está acontecendo para que possa te acordar se perceber que está com a respiração pesada e irregular.

Publicidade

Dica: Como ter um sono de melhor qualidade

Além das recomendações mencionadas, alguns métodos podem ajudar a pegar no sono mais rápido. Comer alimentos que ajudam a dormir melhor também podem ser uma boa ideia.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Leave a Reply

Sair da versão mobile