É muito comum que em outros países o papel higiênico usado seja jogado no vaso sanitário. Já no Brasil, o hábito é manter a lixeirinha, preferencialmente com tampa. Mas qual será a melhor opção? Entenda os prós e contras de cada um e o que dá para fazer em casa.
Onde descartar o papel higiênico
Primeiro de tudo, é praticamente impensável usar e manter um banheiro sem papel higiênico. Mas o que fazer com ele? Veja os prós e contras de cada opção e decida como fazer na sua casa.
Papel higiênico na lixeira
O ideal é ter uma lixeira com tampa e pedal, para evitar alguns dos pontos negativos, porém nem todo mundo tem acesso a elas. Existem algumas versões em inox e outros acabamentos, que podem deixar a lixeirinha até mais simpática no cantinho do banheiro. Veja os prós e contras.
Prós
- Fácil de manter;
- Tradicional (não precisa avisar as visitas);
- Não contamina ainda mais a água (dessa vez com celulose e outros derivados).
Contras
- Pode deixar mau cheiro no banheiro;
- Precisa ser esvaziada todos os dias (manualmente);
- Pode atrair insetos;
- Não é a coisa mais linda para se ver.
No vaso sanitário
Um costume em muitos países, jogar o papel higiênico usado no vaso pode facilitar na hora da limpeza do banheiro. Por outro lado, a rede de esgoto precisa ser adequada para esse tipo de descarte.
Prós
- Sem trocas constantes do saquinho;
- Não precisa tocar na tampa;
- Nada de mau cheiro na lixeira;
Contras
- Polui ainda mais a água, pois a celulose não é bem processada em algumas estações de esgoto brasileiras;
- Pode entupir sua tubulação, pois as casas no Brasil não têm a mesma estrutura hidráulica que as de outros países que costumam jogar papel no vaso;
- Gasta mais água para conseguir eliminar o papel completamente, aumentando sua conta e prejudicando o planeta.
Provavelmente o ideal é seguir o tradicional e manter a lixeirinha, preferencialmente com tampa. Se você está sofrendo com mau cheiro no banheiro, veja como pode resolver esse problema. Agora é com você, qual das opções parece mais interessante? Deixe sua opinião nos comentários!