Para muitas técnicas de artesanato é útil usar papel envelhecido. Esse estilo de papel é usado para caracterizar as peças, dando a elas mais personalidade. Serve para dramatizar textos ao estilo de pergaminhos e cartas antigas, e dar mais “alma” ao seu projeto. Se é disso mesmo que você está precisando, aprenda agora como fazer papel envelhecido com café.
Como fazer papel envelhecido caseiro fácil
Em vez de comprar papel envelhecido, aprenda a fazer em casa e deixe o seu artesanato ainda mais personalizado, do seu jeito. A melhor parte é que não tem complicação e você pode usar as duas formas que vamos mostrar a seguir, pois cada uma traz um efeito diferente.
Fazer papel envelhecido com café líquido
- Faça uma mistura de água quente e café solúvel bem concentrado. Só água e café.
- Aguarde até esfriar.
- Com um pincel de pintura de tecido, de formato chato, passe o café sobre o papel escolhido. Passe uma demão de cada vez para chegar no resultado ideal.
- Deixe o papel secar naturalmente depois da primeira demão.
- Depois de seco, amasse o papel com delicadeza para formar os vincos que se formam naturalmente nos papéis muito velhos.
- Desamasse o papel (sem ficar esticando) e passe mais uma demão de café.
- Repita a etapa de secagem, amassar-desamassar. Está pronto para usar.
Técnica do pó de café
Se você já tiver borra de café seca, pode usar ao invés de preparar um café na hora. A borra precisa estar seca para essa técnica.
- Caso esteja fresca, espere até o dia seguinte para secar. Pode deixar a borra secando no coador mesmo, ou espalhe em um pratinho para secar mais rápido.
- Depois da borra estar seca, aplique sobre a folha de papel, já pensando no efeito desejado. Esfregue um pouco com os dedos para espalhar. Depois, deixe secar.
- Se for escrever alguma coisa, essa é a hora. Use caneta preta de ponta fina para ficar mais parecido com as canetas tinteiro antigas.
- Por fim, pode dar o acabamento com um isqueiro, deixando queimar as pontinhas do papel.
Veja também: Como envelhecer madeira