A inclusão está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Neste ano, o Natal de muitas crianças surdas teve um significado muito mais especial graças a um Papai Noel que se comunica em Libras.
Você já tinha parado para pensar que todo ano no Natal, quando as crianças vão ao shopping visitar e fazer seu pedido para o Papai Noel, nem todo mundo sai satisfeito? As crianças surdas, por exemplo, ficam frustradas pois o Papai Noel não está preparado para entender a linguagem dos sinais. Ou pelo menos, não estava.
Um senhor chamado José Mário Graciano, de 68 anos, trabalha há 10 anos como Papai Noel. Um belo dia, ele recebeu duas crianças surdas para fazerem seus pedidos, e ficou sem reação, pois não sabia como se comunicar com elas.
Naturalmente, o Papai Noel ficou muito sem graça e resolveu que precisa fazer alguma coisa para que pudesse compreender os pedidos de todas as crianças. Há 3 anos ele descobriu o curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, e logo se matriculou para aprender a linguagem.
Agora, seu José Mário consegue atender as crianças com necessidades especiais, e é isso que está fazendo em um shopping de São José dos Campos/SP. Só no último dia 12 de dezembro, ele atendeu mais de 30 crianças surdas da Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo, e todos terminaram a visita com seus pedidos feitos e sorriso no rosto.