Papa Francisco pediu essa semana, para que os jovens brasileiros se comprometam em estarem atuantes na luta contra a corrupção, e que não se intimidem com as adversidades que surgirem ao longo do caminho.
Na carta, Francisco suplica: “Não tenham medo de lutar contra a corrupção e não se deixem seduzir por ela” e ainda avisa: “Vocês podem redescobrir a criatividade e a força, para serem protagonistas de uma cultura de aliança e assim gerar novos paradigmas que venham a pautar a vida do Brasil.”.
A carta foi enviada em virtude do encerramento do evento que celebrou os 300 anos do surgimento da imagem de Nossa Senhora de Aparecida no Rio Paraíba do Sul.
A comemoração foi encerrada no dia 29 de julho, com uma grande festa no Santuário Nacional de Aparecida no estado de São Paulo.
O Papa finalizou a carta pedindo pela intercessão da Virgem Aparecida, para renovar a esperança e o espírito missionário: “Vocês são a esperança do Brasil e do mundo. E a novidade, da qual vocês são portadores, já começa a construir-se hoje”,
Coincidência ou não, a mensagem foi divulgada pela Rádio Vaticano, às vésperas da votação na Câmara dos Deputados, que decidiria o futuro do então presidente do Brasil, Michel Temer.