O pão francês faz parte da mesa das famílias brasileiras em qualquer refeição. Mas normalmente ele é comprado pronto na padaria, pois não é o mais comum de se fazer em casa. Mas agora você vai aprender a fazer receita de pão francês para comer essa delícia sempre e quiser e sem precisar sair para comprar.
Veja também: receitas de pão de cebola recheado
Como fazer pão francês
Existem diversas receitas de pão, inclusive do tradicional pão francês. Cada cozinheiro aprende de um jeito e tem seus segredinhos para a receita ficar “perfeita” do jeito que gosta. Então, veja algumas opções que dão certo e adapte conforme os ingredientes que tiver em casa para fazer os seus pães fresquinhos.
1. Pão francês com 5 ingredientes
Essa é uma versão ainda mais simples da receita de pão francês, com apenas 5 ingredientes. Não vai açúcar, caso não tenha ou não queira usar.
Ingredientes
Trigo: 550 gramas;
Água: 300 ml;
Sal: ½ colher (sopa);
Óleo: 2 colheres (sopa);
Fermento biológico seco: 10 gramas.
Esse pão também fica ótimo colocando uma camada de queijo parmesão por cima antes de colocar para levedar. Ninguém resiste a uma camada extra de queijo. Veja como fazer:
2. Receita com leite em pó
Essa versão da receita de pão francês tem a mesma base de ingredientes que todo pão precisa, mas leva alguns diferenciais, como o leite em pó. Veja a lista completa do que vai precisar:
Ingredientes
Trigo: 1 quilo;
Açúcar: 1 colher (sopa);
Sal: 2 colheres (chá);
Melhorador de farinha: 1 colher (sopa);
Banha de porco: 1 colher (sopa);
Leite em pó: 1 colher (sopa);
Fermento biológico fresco: 100 gramas;
Água bem gelada: 1 xícara.
Veja como é que fica esse pãozinho e acompanhe o passo a passo para fazer em casa:
3. Pão artesanal de fermentação lenta
Quando tiver com bastante tempo para dedicar aos seus pães, vale a pena fazer essa receita que também leva poucos ingredientes, mas é de fermentação lenta. Assim, os pães vão crescer mais e não vão continuar fermentando dentro do estômago.
Ingredientes
Trigo: 500 gramas;
Fermento biológico seco: 5 gramas;
Gordura: 1 colher (chá);
Fermento natural: 50 gramas;
Água: 300 ml;
Sal: 10 gramas;
Açúcar: 5 gramas.
Veja quais são os segredinhos de preparo para ter esses pães na sua casa:
Origem do pão francês
De acordo com os registros históricos da gigante da indústria Bunge, o pão francês só é chamado assim no Brasil. A receita que se faz no país também é única e diferente do que se faz na França.
Mas ele ganhou esse nome porque na década de 1920, a burguesia que viajava para a Europa comia lá pães diferentes dos que eram feitos no Brasil, quase sempre com farinha de milho ou mandioca.
Então, eles traziam os pães da França, feitos de farinha de trigo, água, sal e fermento, para que os padeiros brasileiros (e portugueses radicados no Brasil) copiassem. Foi assim que surgiu o “pão francês brasileiro” que até hoje é indispensável na mesa de quase todas as famílias.