Se você ama pão de queijo, mas não gosta de manusear a massa, está no lugar certo. Mesmo que as versões tradicionais sejam rápidas, tudo fica ainda mais fácil quando você faz pão de queijo de liquidificador. Só precisa misturar tudo no aparelho, colocar nas forminhas e levar ao forno. Já deu água na boca? Então escolha uma das versões abaixo e faça para o café.
Como fazer de pão de queijo de liquidificador: 11 opções
Algumas receitas possuem uma massa mais firme para você moldar bolinhas e colocar em uma assadeira. Já outras, como essas de liquidificador, ficam bem líquidas. Então você coloca porções da massa em forminhas e nem precisa passar o trabalho de enrolar. É só escolher por qual começar, clicar no nome e ir direto ao passo a passo.
1. Com dois polvilhos
O polvilho está presente em todas as receitas de pão de queijo de liquidificador —ou não — até mesmo nas veganas sem queijo. Então você pode escolher entre usar o doce ou azedo, e ainda pode usar os dois, como nessa versão. Além desses ingredientes, ainda vai precisar de ovo, óleo, muçarela, parmesão e sal.
2. Só com polvilho azedo
Já essa versão de pão de queijo de liquidificador é feita somente com o polvilho azedo. Costuma ficar com esse aspecto e textura mais quebradiça, como você pode ver na imagem acima. Por dentro fica macio por causa do queijo, embora não tão preenchido, como nas versões de amassar e moldar.
3. Queijo Minas e parmesão
Dizem que a versão tradicional do pão de queijo precisa ter queijo Minas, que é onde a receita nasceu. Então, se você conseguir um bom queijo meia cura, experimente essa delícia, que também leva parmesão, dois polvilhos, óleo, leite, ovos e sal. Fica encorpado pela quantidade de queijo.
4. Só com polvilho doce
Tem só o polvilho doce em casa? Então experimente essa versão de pão de queijo de liquidificador bem parecida com as outras. Só que fica mais liso por causa do tipo de polvilho. Leva ovo, óleo, leite e sal, além do polvilho doce e de queijo parmesão.
5. Bolo pão de queijo
Um jeito diferente de servir o pão de queijo é assando a massa em forma de bolo. Assim você corta em fatias e tem um bolo salgado diferente e delicioso. O bolo dá certo com a mesma receita da versão nas forminhas, usando polvilho doce, ovos, óleo, sal, parmesão, mas precisa adicionar fermento.
6. Pão de queijo temperado
Para incrementar a massa e deixá-la com um sabor mais acentuado, você pode adicionar maionese, tomate-seco, orégano. Os demais ingredientes são comuns, como polvilho doce, ovos, óleo, fermento, leite e sal.
7. Recheado
Além de fazer uma versão com massa temperada, você também pode rechear seu pão de queijo. Essa massa é bem simples, como as outras, e o recheio você pode escolher de frango desfiado refogado, queijo e presunto triturados, calabresa, carne moída e o que mais achar que vai combinar.
8. Recheado com azeitonas e Catupiry
Outra ideia maravilhosa de recheio que não poderia faltar é com o famoso queijo Catupiry, cremoso e com sabor único. Ele combina muito bem com azeitonas. Para a massa vai precisar de polvilho doce, parmesão, queijo Minas curado, leite, sal e azeite.
9. Sem lactose
Não precisa mudar os ingredientes para fazer essa receita. Apenas escolher um leite e um queijo sem lactose, que podem ser vegetais. Então misture-os com ovos, óleo, polvilho azedo e sal, tudo no liquidificador, colocando depois nas forminhas e levando para assar.
10. Com creme de leite
Essa versão é diferente das outras, pois o creme de leite não é tradicional dessa receita. Porém, fica ótimo. Além desse ingrediente, vai usar ovos, sal, óleo, polvilho doce, muçarela e parmesão.
11. Pão de queijo de frigideira
Por fim, se não tiver forminhas e nem forma de bolo, não desanime. Faça essa deliciosa massa na frigideira, como se fosse panqueca, e delicie-se logo no café da manhã com recheios doces e salgados. A base da receita é a mesma, com polvilho doce ou salgado, leite, óleo, ovos, sal e queijo ralado.