Comer pão caseiro quentinho é sempre uma delícia. Mas, fica ainda mais gostoso quando ele tem um visual diferente, ainda mais apetitoso. Aliás, essa também é uma boa estratégia para os pais que não conseguem fazer os filhos comerem. Alimento bonito abre o apetite. Se gosta da ideia, aprenda a fazer essas receitas de pão de batata-doce roxa.
1. Pão de batata-doce roxa funcional
Essa receita, compartilhada do UOL, é de pãezinhos funcionais que não levam farinha de trigo.
Ingredientes
Batatas-doces roxas médias: 2 unidades;
Goma de tapioca ou polvilho azedo: 2 xícaras;
Sementes de chia: 2 colheres (sopa);
Sal: 1 colher (café);
Azeite: 8 colheres (sopa);
Orégano seco: 1 colher (sopa);
Água: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Descasque as batatas e corte em rodelas grossas, coloque em uma panela, cubra-as com água e leve para cozinhar até ficarem macias.
- Descarte a água e junte as batatas a todos os outros ingredientes para bater no processador até ficar uma pasta uniforme.
- Caso misture na mão, amasse antes a batata com um garfo até ficar em consistência de purê e misture os ingredientes até que tudo esteja bem incorporado.
- Enrole em bolinhas do tamanho que desejar, coloque em uma assadeira com pelo menos dois centímetros de distância entre elas.
- Leve ao forno preaquecido a 180 graus, com cuidado para não assar demais (os pãezinhos ficam duros se passam do ponto).
2. Pão de batata-doce roxa com trigo e alfarroba
Essa receita, compartilhada do Cozinha de Sentidos, leva trigo, mas também leva o diferencial da farinha de alfarroba para experimentar um ingrediente diferente.
Ingredientes
Farinha de trigo: 400 gramas;
Água morna: 300 ml;
Batata-doce roxa assada: 150 gramas;
Farinha de alfarroba: 3 colheres (sopa);
Sal fino: 1 colher (chá);
Fermento seco de padeiro: 7 gramas.
Modo de preparo
- Comece por assar a batata-doce no forno. Levará 30 minutos no forno a 180 graus, dependendo do tamanho das batatas.
- Numa tigela pequena, junte o fermento com 100 ml de água morna e cerca de 1 colher de sopa de farinha. Misture bem, e deixe repousar 10 minutos. Este processo vai ativar o fermento.
- Numa tigela maior, junte as farinhas, o sal e a restante água morna (200 ml) com temperatura de uns 40 graus.
- Junte também a batata-doce assada já amassada e sem a casca, e amasse tudo, adicionando gradualmente os restantes 100 ml de água com o fermento.
- Deve amassar a massa, até que ela ganhe elasticidade. Faça no mínimo por 10 minutos, ou 20 que seria o ideal, caso consiga. Enfarinhe a bancada para fazer isso.
- Cubra o fundo de uma tigela com farinha, dê um formato redondo à massa, e deixe que a massa repouse na tigela, num local ameno durante 2 horas, ou até que duplique de volume. Quando a massa tiver aumentado, preaqueça o forno a 220 graus.
- Com cuidado, transfira a massa com a parte de baixo para cima, para uma panela de ferro fundido (ou de cerâmica ou inox), com o seu fundo coberto com papel vegetal. Faça um corte em cima do pão com o desenho de uma cruz, tampe a panela e leve o pão a assar numa fase inicial de 30 minutos.
- Retire a tampa após esse período, e deixe que cozinhe outros 15 20 minutos, para que o pão ganhe cor e fique crocante.
- Retire do forno e deixe esfriar para servir.
Veja também: como fazer pão com gergelim