O pão de abelha (bee bread) tem esse nome porque é um alimento que as abelhas produzem para seu próprio consumo. É chamado de pão porque, de fato, passa por um processo de fermentação natural feito pelas abelhas. O resultado é um alimento com altíssimo valor nutricional, não só para as abelhas da colmeia, mas para os humanos também.
Como é feito o pão de abelha?
Conforme explicou Roberta Genaro, médica atuante na área de nutrologia e medicina integrativa, ao Minha Vida, o pão de abelha é um composto produzido por abelhas adultas mais velhas.
Elas misturam cerca de 160.000 grãos de pólen com néctar, mel e um pouco de sua saliva para fazer o ‘pão de abelha’, rico em proteínas, que é disponibilizado como alimento para a colônia”.
O pólen é depositado nas células localizadas entre a ninhada e o mel armazenado. Então, as abelhas de meia-idade da colônia empurram o ar para fora ao embalar o pólen, adicionando mais néctar, mel e secreções glandulares no local.
Quando as células ficam cheias, as abelhas processadoras selam a região com uma camada de mel, gerando um processo de fermentação que resultará no pão de abelha.
Benefícios de consumir
Assim como se coleta o mel e própolis das colmeias, também se coleta o pão de abelha e outros subprodutos que esses animais produzem.
Depois são selecionados e preparados para que os humanos possam consumir todo seu valor nutricional e obter muitos benefícios à saúde, que são:
- Antienvelhecimento: estimula o crescimento e a reparação das células;
- Anticancerígeno: tem outras propriedades que protegem as células de mutações;
- Protege contra as radiações: e auxilia nos efeitos colaterais da quimioterapia.
O pão de abelha também é bastante conhecido por melhorar a fertilidade, estimular os ovários e melhorar a libido.
Esse superalimento é assim tão poderoso para a saúde porque contém:
- Todos os aminoácidos essenciais
- Carboidratos
- Ácidos graxos
- Vitaminas B
- Vitaminas K, E, D e C
- Vitamina P (Rutina)
- Provitamina A
- Minerais e oligoelementos (especialmente potássio e ferro)
- Óleos essenciais, enzimas, pigmentos e outras substâncias naturais biologicamente ativas.
Como consumir o pão de abelha?
O pão de abelha é vendido em lojas de produtos naturais e produtos específicos da apicultura e agropecuária. Também pode ser encontrado em grandes supermercados. Ele vem em um potinho, como o do mel, em formato de pequenos quadradinhos.
Pode ser consumido puro ou misturado no que você quiser, como vitaminas e sucos, no leite quente, no iogurte, no mingau de aveia e afins. É recomendado que se consuma cerca de 10 g do pão de abelha por dia, mas cada pessoa pode ter necessidades diferentes, conforme a orientação do médico.
Contraindicações
Pessoas que usam remédios anticoagulantes, como a varfarina, não devem consumir o pão de abelha ou outros alimentos com pólen, pois há indícios de que ocorre interação entre ambos, trazendo riscos à saúde.
Gestantes e lactantes também devem ter cautela, pois não há estudos que demonstrem segurança de uso para essa população.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados procure levar um estilo de vida saudável.
Veja também: Qual é o jeito certo de tomar própolis para melhorar a imunidade?