Menu

Pano de cera: uma alternativa mais sustentável na sua cozinha

Ele substitui o plástico-filme na hora de embalar alimentos e cobrir recipientes com comida

Crédito: Freepik

Publicidade

Cada vez mais surgem opções de utensílios sustentáveis para reduzir o consumo e descarte de plástico no meio ambiente. Então, se você adora ter um rolo de plástico-filme para embalar alimentos abertos e cobrir potes sem tampa, mas sabe que ele vira lixo depois de um único uso, existe uma alternativa: o pano de cera.

O que é o pano de cera?

Crédito: Vix

Como o nome já diz, o pano de cera é um pano de tecido revestido com cera de abelha. As opções veganas são revestidas com ceras de soja e de carnaúba, por exemplo. Esses revestimentos deixam o pano mais firme e impermeável, e assim ele pode substituir o plástico-filme no armazenamento de frutas e legumes já cortados, e como tampa de recipientes com comida na geladeira.

Como fazer pano encerado

Crédito: Vix

Você pode fazer o seu pano de cera em casa. Separe panos, tipo de louça, limpinhos, e também compre cera de abelha sólida para ralar ou já ralada. Vai precisar, ainda, de ferro e passar e papel-manteiga.

Em uma superfície coloque um pedaço de papel-manteiga, depois o pano esticado, uma porção de cera ralada e mais um pedaço de papel-manteiga. Em seguida, passe o ferro quente sobre o papel para que a cera derreta e comece a aderir ao pano. Aplique cera o suficiente para cobrir o tecido por completo, impedindo a passagem de água.

Publicidade

Faça isso de ambos os lados do pano. Por fim, retire o papel-manteiga e deixe o pano encerado esfriar. Depois é só começar a usar. Ele fica durinho, mas é moldável, desde que dobre-o com delicadeza na hora de embalar ou cobrir os alimentos. O calor das mãos ajuda a moldar a cera.

Pode lavar?

Crédito: Vix

Você não pode lavar o pano encerado na máquina nem deixá-lo de molho. Apenas lave com um pouco de água e detergente neutro, sem esfregar muito, e deixe secar em um local arejado e na sombra.

Cuidando bem, esses panos duram de 6 meses a um ano. Depois você pode descartá-los no lixo comum ou na composteira.

Sair da versão mobile