Menu

Pancho: como fazer o cachorro-quente uruguaio

No Uruguai, o cachorro-quente simples se chama pancho e é mais fácil de fazer do que as opções brasileiras cheias de ingredientes

Crédito: Freepik

Publicidade

No Uruguai, o pancho é um prato típico e que faz parte do dia a dia. É comum, inclusive, ser oferecido um “panchito”, que é uma versão menor, como entrada quando você vai a um restaurante.

Basicamente, o pancho é um cachorro-quente simples, ao estilo de como também é feito nos Estados Unidos, que leva apenas pão, salsicha, catchup, maionese e mostarda.

Então, é uma receita fácil de fazer em casa, e uma ótima dica para você fazer a noite de culinária internacional com sua família e amigos.

Veja também: 6 Receitas de comida mexicana para experimentar

Receita de pancho uruguaio

Crédito: Reprodução Cozinha por Aí/UOL

Embora seja um prato muito simples, o pancho costuma ser feito com salsicha frankfurt, que tem qualidade superior, agregando um sabor mais especial à receita.

Publicidade

O pão usado nas receitas originais do Uruguai é o de hot dog, que já conhecemos. A dica é escolher pães e salsichas que tenham quase o mesmo tamanho para evitar ficar comendo pão com molho quando a salsicha acabar.

Os molhos também devem ser de qualidade, para deixar o prato mais gostoso. Confira esta receita compartilhada do programa Cozinha por Aí, apresentado pelo chef Pedro de Bem, que é uma mistura do pancho com o porteño, também uruguaio, mas uma versão em que o cachorro-quente é coberto com presunto e queijo gratinado.

Ingredientes

  • Pão francês ou pão de hot dog;
  • Queijo muçarela;
  • Salsichas frankfurt ou linguiças calabresas finas;
  • Molhos a gosto.

Modo de preparo

  1. Na grelha (ou forno ou frigideira), asse as linguiças calabresa fininhas e coloque uma generosa cobertura de queijo muçarela para derreter junto ao calor da brasa.
  2. O pão francês também vai para a grelha para dar uma tostadinha enquanto o queijo derrete, pois faz toda diferença no sabor e na crocância.
  3. Depois é só montar o seu pancho, e a dica é ter pronto um molho chimichurri caseiro delicioso que combina bem com o prato, e que depois você pode usar para variadas receitas.

Veja também: Cachorro-quente: 8 dicas para inovar nas receitas

Sair da versão mobile